CV
Pedro Victor Brandão é um artista brasileiro que desenvolve séries de trabalhos em fotografia, pintura, vídeo e experimentação social que confrontam tradições artísticas em avaliações sobre o presente e o futuro do capitalismo por meio de pesquisas em economia, direito à cidade, cibernética e a atual natureza manipulável da imagem técnica. Formado em Fotografia pela UNESA (2009), fez cursos livres na EAV Parque Lage (2006-2010 e 2015), na Universidade de Verão do Capacete (2012) e no Colégio Brasileiro de Altos Estudos (2019), todos no Rio de Janeiro. Foi premiado no 11º Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, em 2010, e indicado ao 11º Prêmio PIPA em 2020.
Como artista residente, participou dos programas da Cité Internationale des Arts (Paris, 2012), Terra UNA (Liberdade, 2013), Z/KU – Zentrum für Kunst und Urbanistik (Berlim, 2014), Lastro Centroamérica (Cidade do Panamá, 2015), FAAP (São Paulo, 2017), Pivô Arte e Pesquisa (São Paulo, 2018) e Ybytu (São Paulo, 2022). Entre as exposições individuais estão Pintura Antifurto (Casa França-Brasil, Rio de Janeiro, 2011), Tela Preparada (Sé, São Paulo, 2016), Forjada e Outras Formas e Mais Abstratas (Portas Vilaseca Galeria, Rio de Janeiro, 2019 e 2023). Participou de diversas mostras coletivas, como DURA LEX, SED LEX (Bienal da UNASUR, CCPE, 2017), Take Me (I’m Yours) (Villa Medici, Roma, 2018), O Rio é uma Serpente – III Trienal das Frestas (SESC, Sorocaba, 2021), Atos de revolta: outros imaginários sobre independência (MAM, Rio de Janeiro, 2022), Histórias Brasileiras (MASP, São Paulo, 2022) e Non-Fungible Castle (Palácio Lobkowicz, Praga, 2022).
Em 2019 ele emitiu a série Retornável na blockchain Ethereum, e em 2021 criou o Fundo Acerola: um experimento de governança distribuída e coordenação indireta focado na aquisição de obras feitas por artistas do Sul Global. As obras de Pedro fazem parte de coleções públicas no Brasil (MAM-Rio, Instituto Moreira Salles, FUNARTE, MAR e MASP), em coleções de criptomídia (M4T, Lander e Studio137) e também em coleções privadas nacionais e internacionais. Seus trabalhos são representados pela galeria Portas Vilaseca (Rio de Janeiro). Ele vive e trabalha no Rio de Janeiro.
Coleções Públicas
| 
 • MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo, Brasil.  | 
Exposições Individuais
| 
 2023  | 
 • Mais Abstratas – Portas Vilaseca Galeria. Rio de Janeiro, Brasil. (em breve)  | 
| 
 2019  | 
 • Forjada e Outras Formas – Portas Vilaseca Galeria. Rio de Janeiro, Brasil.  | 
| 
 2016  | 
 • Tela Preparada – Sé. Curadoria de Fernando Ticoulat. São Paulo, Brasil.  | 
| 
 2014  | 
 • Depois da Fonte – em parceria com Maíra das Neves. Portas Vilaseca Galeria. ArtRio 2014. Rio de Janeiro, Brasil.  | 
| 
 2013  | 
 • Monochrome and other views – Cité Internationale des Arts. Paris, França.  | 
| 
 2012  | 
 • Desvios na Paisagem – Portas Vilaseca Galeria. Rio de Janeiro, Brasil.  | 
| 
 2011  | 
 • Pintura Antifurto – Ocupação Cofre, Casa França-Brasil. Rio de Janeiro, Brasil.  | 
Exposições Coletivas
| 
 2023  | 
 • Refundação – Galeria ReOcupa, Ocupação 9 de Julho. Organização de Alan Oju, Ana Candida Avelar, André Komatsu, Carla Cruz, Carmen Silva, Débora Bolszoni, Diana Vaz, Ding Musa, Kellen Silva, Lucas Bambozzi, Lourival Cuquinha, Marcelo Zocchio, Marcius Galan e Tomaz Fujita Klotzel. São Paulo, Brasil.  | 
| 
 2022  | 
 • Non-fungible Castle – Preserving Cultures on the Blockchain – Palácio Lobkowicz. Curadoria de Jake Al-Haffar. Praga, República Tcheca.  | 
| 
 2021  | 
 • Untitled Art Fair – Portas Vilaseca Galeria. Miami, EUA.  | 
| 
 2020  | 
 • corpo gesto palavra sangue brasil abismo – Sé. Curadoria de Maria Montero. São Paulo, Brasil.  | 
| 
 2019  | 
 • Leilão Anual de Parede – Pivô Arte e Pesquisa. São Paulo, Brasil.  | 
| 
 2018  | 
 • Leilão Anual de Parede – Pivô Arte e Pesquisa. São Paulo, Brasil.  | 
| 
 2017  | 
 • Luxe Deluxe – Portas Vilaseca Galeria. Curadoria de Guilherme Gutman. Rio de Janeiro, Brasil.  | 
| 
 2016  | 
 • Manjar: Insurreição RJ – Solar dos Abacaxis. Organização de Bernardo Mosqueira. Rio de Janeiro, Brasil.  | 
| 
 2015  | 
 • Fotos Contam Fatos – Galeria Vermelho. Curadoria de Denise Gadelha. São Paulo, Brasil.  | 
| 
 2014  | 
 • Novas Aquisições 2012/2014 – Coleção Gilberto Chateaubriand – Museu de Arte Moderna. Curadoria de Luiz Camillo Osório e Marta Mestre. Rio de Janeiro, Brasil.  | 
| 
 2013 
  | 
 • Primeiro Ensaio – Portas Vilaseca Galeria. Curadoria de Jaime Portas Vilaseca. Rio de Janeiro, Brasil.  | 
| 
 2012  | 
 • Novíssimos – Galeria IBEU. Curadoria de Bernardo Mosqueira. Rio de Janeiro, Brasil.  | 
| 
 2011  | 
 • 10 X USO – Inhame. Curadoria de Luiza Machado e Fabrício Belsoff. Rio de Janeiro, Brasil.  | 
| 
 2010  | 
 • entre-vistas – Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Organização de Glória Ferreira, Lívia Flores e Luis Ernesto. Rio de Janeiro, Brasil.  | 
| 
 2009  | 
 • Por um lugar para viver – Barracão Maravilha Arte Contemporânea. Curadoria de Ivana Grehs e Nadja Fonseca Peregrino. Rio de Janeiro, Brasil.  | 
| 
 2008  | 
 • Montanhas, Marinhas e outras Miragens – Galeria Entre-Tanto. Curadoria de Alexandre Hypólito e Renato de Cara. Rio de Janeiro, Brasil.  | 
| 
 2007  | 
 • UniversidArte XV – Universidade Estácio de Sá. Rio de Janeiro, Brasil.  | 
| 
 2006  | 
 • Luz Própria – EAV Parque Lage. Curadoria de Denise Cathilina. Rio de Janeiro, Brasil.  | 
| 
 2004  | 
 • Geringonça | Redemoinho Artístico – SESC Tijuca. Organização de Fábio Maleronka. Rio de Janeiro, Brasil.  | 
| 
 2003  | 
 • Movimento Arte | M.ARTE – Buraco da Lacraia. Organização de Guilherme Stutz. Rio de Janeiro, Brasil.  | 
Prêmios e Residências
| 
 2022  | 
 • Ybytu – São Paulo, Brasil.  | 
| 
 2020  | 
 • 11º Prêmio Pipa (indicação) – Rio de Janeiro, Brasil.  | 
| 
 2018  | 
 • Pivô Arte e Pesquisa – São Paulo, Brasil.  | 
| 
 2017  | 
 • Residência Artística FAAP – São Paulo, Brasil.  | 
| 
 2015  | 
 • Lastro Centroamerica – Cidade do Panamá, Panamá.  | 
| 
 2014  | 
 • Z/KU (Zentrum für Kunst und Urbanistik) – Berlim, Alemanha.  | 
| 
 2013  | 
 • Halfmannshof – Gelsenkirchen, Alemanha.  | 
| 
 2012  | 
 • Cité Internationale des Arts – Paris, França.  | 
| 
 2010  | 
 • XI Prêmio de Fotografia Marc Ferrez – O Transitório Fóssil – FUNARTE. Rio de Janeiro, Brasil.  | 
| 
 2008  | 
 • 1º Salão de Artes Plásticas de Petrópolis – 3º Prêmio – Centro Cultural Municipal Raul de Leoni. Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil.  | 
Formação
| 
 2019  | 
 • Desastres e mudanças climáticas: construindo uma agenda (extensão) – Coordenação de Alyne Costa e Tatiana Roque. Colégio Brasileiro de Altos Estudos. Rio de Janeiro, Brasil.  | 
| 
 2015  | 
 • EAVERÃO – Coordenação de Lisette Lagnado. EAV Parque Lage. Rio de Janeiro, Brasil.  | 
| 
 2012  | 
 • Programa Aula – CAPACETE entretenimentos – Coordenação de Carla Zaccagnini, Suely Rolnik, Renata Lucas, Jorge Menna Barreto, Amilcar Packer, Daniel Steegmann Mangrané e Helmut Batista. Rio de Janeiro, Brasil.  | 
| 
 2011  | 
 • Colaboratório Errorista – Composições Políticas. Com Grupo ETCETERA. Organização de Isabel Ferreira, Cristina Ribas e Laura Burocco. Rio de Janeiro, Brasil.  | 
| 
 2010  | 
 • Programa Aprofundamento – EAV do Parque Lage. Organização de Glória Ferreira, Lívia Flores e Luiz Ernesto. Rio de Janeiro, Brasil.  | 
| 
 2009  | 
 • Graduação Politécnica em Fotografia – Universidade Estácio de Sá (UNESA). Rio de Janeiro, Brasil.  | 
| 
 2008  | 
 • Desenvolvimento de Projetos – Franz Manata. EAV Parque Lage. Rio de Janeiro, Brasil.  | 
| 
 2007  | 
 • Fotografia Expandida – Denise Cathilina. EAV Parque Lage. Rio de Janeiro, Brasil.  | 
| 
 2006  | 
 • Filosofia da Arte – Fernando Cocchiarale e Anna Bella Geiger. EAV Parque Lage. Rio de Janeiro, Brasil.  | 
| 
 2005  | 
 • (Incompleto) Escola de Belas Artes, Bacharelado em Pintura – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, Brasil.  | 
Conferências e Seminários
| 
 2022  | 
 • Arte, protagonismo e capitalismo – Tupinicópolis é aqui? – Conversa com Rafael Bqueer, Maxwell Alexandre, Clarissa Diniz e Tahis Rivitti. Organização de Leonardo Antan. Online.  | 
| 
 2021  | 
 • Acerola Autônoma Descentralizada – Homeostasis Lab. Conversa com Guilherme Teixeira. Online.  | 
| 
 2019  | 
 • Trajetórias ambientais e artísticas: recuperando mundos – Palestrante. Organização de Tanja Baudoin. Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Rio de Janeiro, Brasil.  | 
| 
 2018  | 
 • I’m Not Who You Think I’m Not – Palestrante. KW Institute for Contemporary Art. Programa Público na X Bienal de Berlim. Berlim, Alemanha.  | 
| 
 2017  | 
 • ECSA no Rio de Janeiro – Mediador. Saracura. Debate com Ana Fradique e Erik Bordeleau. Rio de Janeiro, Brasil.  | 
| 
 2016  | 
 • I Encontro de Economias Subversivas – Palestrante. Nuvem Estação Rural de Arte e Tecnologia. Organização de Bruno Vianna. Visconde de Mauá, Brasil.  | 
| 
 2015  | 
 • Quintas de Dissidências | Moedas Alternativas e Novos Valores – Palestrante. Casa Nuvem. Organização de Laura Burocco. Rio de Janeiro, Brasil.  | 
| 
 2014  | 
 • Fórum Mundial de Bienais – Representante da sociedade civil. Organização de Biennial Foundation. São Paulo, Brasil.  | 
| 
 2013  | 
 • Offene Werkstatt des Archipel in√est – Palestrante. Organização de KUNSTrePUBLIK e Urbane Künste Ruhr. Gelsenkirchen, Alemanha.  | 
| 
 2012  | 
 • DES-INCUBANDO A CRIATIVIDADE DA METRÓPOLE! – Palestrante. Casa de Rui Barbosa. Organização de UniNômade. Rio de Janeiro, Brasil.  | 
Textos e Publicações
| 
 2023  | 
 • Saiba mais – Ensaio de Natália Quinderé. Portas Vilaseca Galeria. Rio de Janeiro, Brasil.  | 
| 
 2022  | 
 • Photography with an edge – Entrevista a Wanda Oliver. Publicado no portal undrgrnd.io. Online.  | 
| 
 2020  | 
 • A precariedade que vem (que veio) – Ensaio. Teteia #1. Organização de Luisa Marques e Natália Quinderé. Rio de Janeiro, Brasil.  | 
| 
 2019  | 
 • Adentrar a escola do valor – Ensaio de Leonardo Araujo Beserra. Portas Vilaseca Galeria. Rio de Janeiro, Brasil.  | 
| 
 2018  | 
 • Screening Brazil: Footnotes on a Wall. Ensaio co-escrito com Andrea Pavoni. Editado por Andrea Mubi Brighenti e Mattias Kärrholm. Publicado no livro “Urban Walls: Political and Cultural Meanings of Vertical Structures and Surfaces”. Routledge. Abingdon, Reino Unido.  | 
| 
 2017  | 
 • Redistribute the Crisis – Entrevista a Marília Loureiro. Publicado na edição “After Brazil”, da revista “Terremoto”. Cidade do México, México.  | 
| 
 2016  | 
 • Prepared Screen – Texto crítico de Fernando Ticoulat. Publicado no site da revista “Terremoto”. Cidade do México, México.  | 
| 
 2015  | 
 • Soft Power ou A inadiável vontade de fazer o bem – Ensaio. Co-escrito com a Agência Transitiva, parte da instalação “Entity”, de Antje Majewski, na exposição “Future Perfect”. Porto Alegre, Brasil.  | 
| 
 2014  | 
 • Archipel in√est – Catálogo do projeto. Organização de KUNSTrePUBLIK. Z/KU Press. Berlim, Alemanha.  | 
| 
 2013  | 
 • Revista Elástica #3 – Ensaio visual. Organização de Beatriz Lemos, Rafael Adorján e Thais Medeiros. Multifoco. Rio de Janeiro, Brasil.  | 
| 
 2012  | 
 • Civilização como barbárie – Revista Global Brasil. Artigo de Eduardo Baker e Julia Baker. Edição de UniNômade. Rio de Janeiro, Brasil.  | 
| 
 2011  | 
 • O cotidiano efêmero – Revista ffwmag #25. Ensaio de Silas Martí. São Paulo, Brasil.  | 
| 
 2010  | 
 • entrevistas – Catálogo da exposição. Texto de Bernardo Mosqueira. Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Rio de Janeiro, Brasil.  | 
| 
 2007  | 
 • Dois que não o amor – Capa do livro de Diana de Hollanda. 7Letras. Rio de Janeiro, Brasil.  | 
Ação Coletiva
| 
 2022 – atual  | 
 • The Sphere  | 
| 
 2017 – 2018  | 
 • Economic Space Agency  | 
| 
 2013 – 2016  | 
 • Agência Transitiva  | 
| 
 2011  | 
 • Epistomancia  | 
| 
 2007 – 2012  | 
 • OPAVIVARÁ!  | 
| 
 2007 – 2009  | 
 • Laboratório Tupinagô  |