CV
Pedro Victor Brandão é um artista brasileiro que desenvolve séries de trabalhos em fotografia, pintura, vídeo e experimentação social que confrontam tradições artísticas em avaliações sobre o presente e o futuro do capitalismo por meio de pesquisas em economia, direito à cidade, cibernética e a atual natureza manipulável da imagem técnica. Formado em Fotografia pela UNESA (2009), fez cursos livres na EAV Parque Lage (2006-2010 e 2015), na Universidade de Verão do Capacete (2012) e no Colégio Brasileiro de Altos Estudos (2019), todos no Rio de Janeiro. Foi premiado no 11º Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, em 2010, e indicado ao 11º Prêmio PIPA em 2020.
Como artista residente, participou dos programas da Cité Internationale des Arts (Paris, 2012), Terra UNA (Liberdade, 2013), Z/KU – Zentrum für Kunst und Urbanistik (Berlim, 2014), Lastro Centroamérica (Cidade do Panamá, 2015), FAAP (São Paulo, 2017), Pivô Arte e Pesquisa (São Paulo, 2018) e Ybytu (São Paulo, 2022). Entre as exposições individuais estão Pintura Antifurto (Casa França-Brasil, Rio de Janeiro, 2011), Tela Preparada (Sé, São Paulo, 2016), Forjada e Outras Formas e Mais Abstratas (Portas Vilaseca Galeria, Rio de Janeiro, 2019 e 2023). Participou de diversas mostras coletivas, como DURA LEX, SED LEX (Bienal da UNASUR, CCPE, 2017), Take Me (I’m Yours) (Villa Medici, Roma, 2018), O Rio é uma Serpente – III Trienal das Frestas (SESC, Sorocaba, 2021), Atos de revolta: outros imaginários sobre independência (MAM, Rio de Janeiro, 2022), Histórias Brasileiras (MASP, São Paulo, 2022) e Non-Fungible Castle (Palácio Lobkowicz, Praga, 2022).
Em 2019 ele emitiu a série Retornável na blockchain Ethereum, e em 2021 criou o Fundo Acerola: um experimento de governança distribuída e coordenação indireta focado na aquisição de obras feitas por artistas do Sul Global. As obras de Pedro fazem parte de coleções públicas no Brasil (MAM-Rio, Instituto Moreira Salles, FUNARTE, MAR e MASP), em coleções de criptomídia (M4T, Lander e Studio137) e também em coleções privadas nacionais e internacionais. Seus trabalhos são representados pela galeria Portas Vilaseca (Rio de Janeiro). Ele vive e trabalha no Rio de Janeiro.
Coleções Públicas
• MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo, Brasil. |
Exposições Individuais
2023 |
• Mais Abstratas – Portas Vilaseca Galeria. Rio de Janeiro, Brasil. (em breve) |
2019 |
• Forjada e Outras Formas – Portas Vilaseca Galeria. Rio de Janeiro, Brasil. |
2016 |
• Tela Preparada – Sé. Curadoria de Fernando Ticoulat. São Paulo, Brasil. |
2014 |
• Depois da Fonte – em parceria com Maíra das Neves. Portas Vilaseca Galeria. ArtRio 2014. Rio de Janeiro, Brasil. |
2013 |
• Monochrome and other views – Cité Internationale des Arts. Paris, França. |
2012 |
• Desvios na Paisagem – Portas Vilaseca Galeria. Rio de Janeiro, Brasil. |
2011 |
• Pintura Antifurto – Ocupação Cofre, Casa França-Brasil. Rio de Janeiro, Brasil. |
Exposições Coletivas
2023 |
• Refundação – Galeria ReOcupa, Ocupação 9 de Julho. Organização de Alan Oju, Ana Candida Avelar, André Komatsu, Carla Cruz, Carmen Silva, Débora Bolszoni, Diana Vaz, Ding Musa, Kellen Silva, Lucas Bambozzi, Lourival Cuquinha, Marcelo Zocchio, Marcius Galan e Tomaz Fujita Klotzel. São Paulo, Brasil. |
2022 |
• Non-fungible Castle – Preserving Cultures on the Blockchain – Palácio Lobkowicz. Curadoria de Jake Al-Haffar. Praga, República Tcheca. |
2021 |
• Untitled Art Fair – Portas Vilaseca Galeria. Miami, EUA. |
2020 |
• corpo gesto palavra sangue brasil abismo – Sé. Curadoria de Maria Montero. São Paulo, Brasil. |
2019 |
• Leilão Anual de Parede – Pivô Arte e Pesquisa. São Paulo, Brasil. |
2018 |
• Leilão Anual de Parede – Pivô Arte e Pesquisa. São Paulo, Brasil. |
2017 |
• Luxe Deluxe – Portas Vilaseca Galeria. Curadoria de Guilherme Gutman. Rio de Janeiro, Brasil. |
2016 |
• Manjar: Insurreição RJ – Solar dos Abacaxis. Organização de Bernardo Mosqueira. Rio de Janeiro, Brasil. |
2015 |
• Fotos Contam Fatos – Galeria Vermelho. Curadoria de Denise Gadelha. São Paulo, Brasil. |
2014 |
• Novas Aquisições 2012/2014 – Coleção Gilberto Chateaubriand – Museu de Arte Moderna. Curadoria de Luiz Camillo Osório e Marta Mestre. Rio de Janeiro, Brasil. |
2013
|
• Primeiro Ensaio – Portas Vilaseca Galeria. Curadoria de Jaime Portas Vilaseca. Rio de Janeiro, Brasil. |
2012 |
• Novíssimos – Galeria IBEU. Curadoria de Bernardo Mosqueira. Rio de Janeiro, Brasil. |
2011 |
• 10 X USO – Inhame. Curadoria de Luiza Machado e Fabrício Belsoff. Rio de Janeiro, Brasil. |
2010 |
• entre-vistas – Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Organização de Glória Ferreira, Lívia Flores e Luis Ernesto. Rio de Janeiro, Brasil. |
2009 |
• Por um lugar para viver – Barracão Maravilha Arte Contemporânea. Curadoria de Ivana Grehs e Nadja Fonseca Peregrino. Rio de Janeiro, Brasil. |
2008 |
• Montanhas, Marinhas e outras Miragens – Galeria Entre-Tanto. Curadoria de Alexandre Hypólito e Renato de Cara. Rio de Janeiro, Brasil. |
2007 |
• UniversidArte XV – Universidade Estácio de Sá. Rio de Janeiro, Brasil. |
2006 |
• Luz Própria – EAV Parque Lage. Curadoria de Denise Cathilina. Rio de Janeiro, Brasil. |
2004 |
• Geringonça | Redemoinho Artístico – SESC Tijuca. Organização de Fábio Maleronka. Rio de Janeiro, Brasil. |
2003 |
• Movimento Arte | M.ARTE – Buraco da Lacraia. Organização de Guilherme Stutz. Rio de Janeiro, Brasil. |
Prêmios e Residências
2022 |
• Ybytu – São Paulo, Brasil. |
2020 |
• 11º Prêmio Pipa (indicação) – Rio de Janeiro, Brasil. |
2018 |
• Pivô Arte e Pesquisa – São Paulo, Brasil. |
2017 |
• Residência Artística FAAP – São Paulo, Brasil. |
2015 |
• Lastro Centroamerica – Cidade do Panamá, Panamá. |
2014 |
• Z/KU (Zentrum für Kunst und Urbanistik) – Berlim, Alemanha. |
2013 |
• Halfmannshof – Gelsenkirchen, Alemanha. |
2012 |
• Cité Internationale des Arts – Paris, França. |
2010 |
• XI Prêmio de Fotografia Marc Ferrez – O Transitório Fóssil – FUNARTE. Rio de Janeiro, Brasil. |
2008 |
• 1º Salão de Artes Plásticas de Petrópolis – 3º Prêmio – Centro Cultural Municipal Raul de Leoni. Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil. |
Formação
2019 |
• Desastres e mudanças climáticas: construindo uma agenda (extensão) – Coordenação de Alyne Costa e Tatiana Roque. Colégio Brasileiro de Altos Estudos. Rio de Janeiro, Brasil. |
2015 |
• EAVERÃO – Coordenação de Lisette Lagnado. EAV Parque Lage. Rio de Janeiro, Brasil. |
2012 |
• Programa Aula – CAPACETE entretenimentos – Coordenação de Carla Zaccagnini, Suely Rolnik, Renata Lucas, Jorge Menna Barreto, Amilcar Packer, Daniel Steegmann Mangrané e Helmut Batista. Rio de Janeiro, Brasil. |
2011 |
• Colaboratório Errorista – Composições Políticas. Com Grupo ETCETERA. Organização de Isabel Ferreira, Cristina Ribas e Laura Burocco. Rio de Janeiro, Brasil. |
2010 |
• Programa Aprofundamento – EAV do Parque Lage. Organização de Glória Ferreira, Lívia Flores e Luiz Ernesto. Rio de Janeiro, Brasil. |
2009 |
• Graduação Politécnica em Fotografia – Universidade Estácio de Sá (UNESA). Rio de Janeiro, Brasil. |
2008 |
• Desenvolvimento de Projetos – Franz Manata. EAV Parque Lage. Rio de Janeiro, Brasil. |
2007 |
• Fotografia Expandida – Denise Cathilina. EAV Parque Lage. Rio de Janeiro, Brasil. |
2006 |
• Filosofia da Arte – Fernando Cocchiarale e Anna Bella Geiger. EAV Parque Lage. Rio de Janeiro, Brasil. |
2005 |
• (Incompleto) Escola de Belas Artes, Bacharelado em Pintura – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, Brasil. |
Conferências e Seminários
2022 |
• Arte, protagonismo e capitalismo – Tupinicópolis é aqui? – Conversa com Rafael Bqueer, Maxwell Alexandre, Clarissa Diniz e Tahis Rivitti. Organização de Leonardo Antan. Online. |
2021 |
• Acerola Autônoma Descentralizada – Homeostasis Lab. Conversa com Guilherme Teixeira. Online. |
2019 |
• Trajetórias ambientais e artísticas: recuperando mundos – Palestrante. Organização de Tanja Baudoin. Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Rio de Janeiro, Brasil. |
2018 |
• I’m Not Who You Think I’m Not – Palestrante. KW Institute for Contemporary Art. Programa Público na X Bienal de Berlim. Berlim, Alemanha. |
2017 |
• ECSA no Rio de Janeiro – Mediador. Saracura. Debate com Ana Fradique e Erik Bordeleau. Rio de Janeiro, Brasil. |
2016 |
• I Encontro de Economias Subversivas – Palestrante. Nuvem Estação Rural de Arte e Tecnologia. Organização de Bruno Vianna. Visconde de Mauá, Brasil. |
2015 |
• Quintas de Dissidências | Moedas Alternativas e Novos Valores – Palestrante. Casa Nuvem. Organização de Laura Burocco. Rio de Janeiro, Brasil. |
2014 |
• Fórum Mundial de Bienais – Representante da sociedade civil. Organização de Biennial Foundation. São Paulo, Brasil. |
2013 |
• Offene Werkstatt des Archipel in√est – Palestrante. Organização de KUNSTrePUBLIK e Urbane Künste Ruhr. Gelsenkirchen, Alemanha. |
2012 |
• DES-INCUBANDO A CRIATIVIDADE DA METRÓPOLE! – Palestrante. Casa de Rui Barbosa. Organização de UniNômade. Rio de Janeiro, Brasil. |
Textos e Publicações
2023 |
• Saiba mais – Ensaio de Natália Quinderé. Portas Vilaseca Galeria. Rio de Janeiro, Brasil. |
2022 |
• Photography with an edge – Entrevista a Wanda Oliver. Publicado no portal undrgrnd.io. Online. |
2020 |
• A precariedade que vem (que veio) – Ensaio. Teteia #1. Organização de Luisa Marques e Natália Quinderé. Rio de Janeiro, Brasil. |
2019 |
• Adentrar a escola do valor – Ensaio de Leonardo Araujo Beserra. Portas Vilaseca Galeria. Rio de Janeiro, Brasil. |
2018 |
• Screening Brazil: Footnotes on a Wall. Ensaio co-escrito com Andrea Pavoni. Editado por Andrea Mubi Brighenti e Mattias Kärrholm. Publicado no livro “Urban Walls: Political and Cultural Meanings of Vertical Structures and Surfaces”. Routledge. Abingdon, Reino Unido. |
2017 |
• Redistribute the Crisis – Entrevista a Marília Loureiro. Publicado na edição “After Brazil”, da revista “Terremoto”. Cidade do México, México. |
2016 |
• Prepared Screen – Texto crítico de Fernando Ticoulat. Publicado no site da revista “Terremoto”. Cidade do México, México. |
2015 |
• Soft Power ou A inadiável vontade de fazer o bem – Ensaio. Co-escrito com a Agência Transitiva, parte da instalação “Entity”, de Antje Majewski, na exposição “Future Perfect”. Porto Alegre, Brasil. |
2014 |
• Archipel in√est – Catálogo do projeto. Organização de KUNSTrePUBLIK. Z/KU Press. Berlim, Alemanha. |
2013 |
• Revista Elástica #3 – Ensaio visual. Organização de Beatriz Lemos, Rafael Adorján e Thais Medeiros. Multifoco. Rio de Janeiro, Brasil. |
2012 |
• Civilização como barbárie – Revista Global Brasil. Artigo de Eduardo Baker e Julia Baker. Edição de UniNômade. Rio de Janeiro, Brasil. |
2011 |
• O cotidiano efêmero – Revista ffwmag #25. Ensaio de Silas Martí. São Paulo, Brasil. |
2010 |
• entrevistas – Catálogo da exposição. Texto de Bernardo Mosqueira. Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Rio de Janeiro, Brasil. |
2007 |
• Dois que não o amor – Capa do livro de Diana de Hollanda. 7Letras. Rio de Janeiro, Brasil. |
Ação Coletiva
2022 – atual |
• The Sphere |
2017 – 2018 |
• Economic Space Agency |
2013 – 2016 |
• Agência Transitiva |
2011 |
• Epistomancia |
2007 – 2012 |
• OPAVIVARÁ! |
2007 – 2009 |
• Laboratório Tupinagô |