CV

Pedro Victor Brandão é um artista brasileiro que desenvolve séries de trabalhos em fotografia, pintura, vídeo e experimentação social que confrontam tradições artísticas em avaliações sobre o presente e o futuro do capitalismo por meio de pesquisas em economia, direito à cidade, cibernética e a atual natureza manipulável da imagem técnica. Formado em Fotografia pela UNESA (2009), fez cursos livres na EAV Parque Lage (2006-2010 e 2015), na Universidade de Verão do Capacete (2012) e no Colégio Brasileiro de Altos Estudos (2019), todos no Rio de Janeiro. Foi premiado no 11º Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, em 2010, e indicado ao 11º Prêmio PIPA em 2020.

Como artista residente, participou dos programas da Cité Internationale des Arts (Paris, 2012), Terra UNA (Liberdade, 2013), Z/KU – Zentrum für Kunst und Urbanistik (Berlim, 2014), Lastro Centroamérica (Cidade do Panamá, 2015), FAAP (São Paulo, 2017), Pivô Arte e Pesquisa (São Paulo, 2018) e Ybytu (São Paulo, 2022). Entre as exposições individuais estão Pintura Antifurto (Casa França-Brasil, Rio de Janeiro, 2011), Tela Preparada (Sé, São Paulo, 2016), Forjada e Outras Formas e Mais Abstratas (Portas Vilaseca Galeria, Rio de Janeiro, 2019 e 2023). Participou de diversas mostras coletivas, como DURA LEX, SED LEX (Bienal da UNASUR, CCPE, 2017), Take Me (I’m Yours) (Villa Medici, Roma, 2018), O Rio é uma Serpente – III Trienal das Frestas (SESC, Sorocaba, 2021), Atos de revolta: outros imaginários sobre independência (MAM, Rio de Janeiro, 2022), Histórias Brasileiras (MASP, São Paulo, 2022) e Non-Fungible Castle (Palácio Lobkowicz, Praga, 2022).

Em 2019 ele emitiu a série Retornável na blockchain Ethereum, e em 2021 criou o Fundo Acerola: um experimento de governança distribuída e coordenação indireta focado na aquisição de obras feitas por artistas do Sul Global. As obras de Pedro fazem parte de coleções públicas no Brasil (MAM-Rio, Instituto Moreira Salles, FUNARTE, MAR e MASP), em coleções de criptomídia (M4T, Lander e Studio137) e também em coleções privadas nacionais e internacionais. Seus trabalhos são representados pela galeria Portas Vilaseca (Rio de Janeiro). Ele vive e trabalha no Rio de Janeiro.

Coleções Públicas

MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo, Brasil.
MAR – Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro, Brasil.
FUNARTE – Fundação Nacional de Artes, Rio de Janeiro, Brasil.
Instituto Moreira Salles, Rio de Janeiro, Brasil.
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Exposições Individuais

2023

Mais Abstratas – Portas Vilaseca Galeria. Rio de Janeiro, Brasil. (em breve)

2019

Forjada e Outras Formas – Portas Vilaseca Galeria. Rio de Janeiro, Brasil.
Sem Conserto – Fosso. Rio de Janeiro, Brasil.

2016

Tela Preparada – Sé. Curadoria de Fernando Ticoulat. São Paulo, Brasil.

2014

Depois da Fonte – em parceria com Maíra das Neves. Portas Vilaseca Galeria. ArtRio 2014. Rio de Janeiro, Brasil.

2013

Monochrome and other views – Cité Internationale des Arts. Paris, França.

2012

Desvios na Paisagem – Portas Vilaseca Galeria. Rio de Janeiro, Brasil.

2011

Pintura Antifurto – Ocupação Cofre, Casa França-Brasil. Rio de Janeiro, Brasil.

Exposições Coletivas

2023

• Refundação – Galeria ReOcupa, Ocupação 9 de Julho. Organização de Alan Oju, Ana Candida Avelar, André Komatsu, Carla Cruz, Carmen Silva, Débora Bolszoni, Diana Vaz, Ding Musa, Kellen Silva, Lucas Bambozzi, Lourival Cuquinha, Marcelo Zocchio, Marcius Galan e Tomaz Fujita Klotzel. São Paulo, Brasil.
• A quarta geração construtiva no Rio de Janeiro – FGV-Arte. Curadoria de Paulo Herkenhoff e Leno Veras. Rio de Janeiro, Brasil.
Mestre de Obras – Marli Matsumoto Arte Contemporânea. Coreografia de Helmut Batista. São Paulo, Brasil.
Emoção de lidar – Quadra Galeria. Curadoria de Clarissa Diniz. São Paulo, Brasil.

2022

Non-fungible Castle – Preserving Cultures on the Blockchain – Palácio Lobkowicz. Curadoria de Jake Al-Haffar. Praga, República Tcheca.
Por detrás da retina – Instituto Inclusartiz. Curadoria de Victor Gorgulho. Rio de Janeiro, Brasil.
Atos de revolta: outros imaginários sobre independência – Museu de Arte Moderna. Curadoria de Beatriz Lemos, Keyna Eleison, Pablo Lafuente e Thiago de Paula Souza. Rio de Janeiro. Brasil.
Histórias Brasileiras – Museu de Arte de São Paulo. Direção artística de Adriano Pedrosa e Lilia M. Schwarcz. Curadoria de Amanda Carneiro, André Mesquita, Clarissa Diniz, Fernando Oliva, Glaucea Brito, Guilherme Giufrida, Isabella Rjeille, Sandra Benites, Tomás Toledo. São Paulo, Brasil.
Imaginário Periférico | 20 Anos – Capiberibe 27. Organização de Raymundo Rodrigues. Rio de Janeiro, Brasil.
Pivô Satélite #4 – Online. Curadoria de aarea.co (Livia Benedetti e Marcela Vieira).

2021

Untitled Art Fair – Portas Vilaseca Galeria. Miami, EUA.
DCentral Con – Miami Airport Convention Center. Organizado por KnownOrigin. Miami, EUA.
10º Leilão Anual – Pivô Arte e Pesquisa. São Paulo, Brasil.
O rio é uma serpente (3ª Frestas Trienal de Sorocaba) – SESC Sorocaba. Curadoria de Beatriz Lemos, Diane Lima e Thiago de Paula Souza. Sorocaba. Brasil.
CADAF PARIS 2021 – Mês de Arte Digital. Online.
Portas de Acervo Aberto Vol.1 – Portas Vilaseca Galeria. Rio de Janeiro, Brasil.
O canto do bode – Casa de Cultura da Comporta. Alcácer do Sal, Portugal.
Notas sobre alguma disfuncionalidade – Homeostasis Lab. Curadoria de Guilherme Teixeira. Online.

2020

corpo gesto palavra sangue brasil abismo – Sé. Curadoria de Maria Montero. São Paulo, Brasil.
LISTE SHOWTIME – Sé. Online.
arte+care – Portas Vilaseca Galeria. Online.
arteBA Special Edition – Portas Vilaseca Galeria. Online.

2019

Leilão Anual de Parede – Pivô Arte e Pesquisa. São Paulo, Brasil.
Exhibit A.A.A – Bergamin & Gomide, Expo Chicago. Curadoria de Sol Camacho. Chicago, EUA.
Hospedando Eco-Sensorial – EAV Parque Lage. Curadoria de Tanja Baudoin. Rio de Janeiro, Brasil.

2018

Leilão Anual de Parede – Pivô Arte e Pesquisa. São Paulo, Brasil.
MOLT BÉ! – Portas Vilaseca Galeria. Curadoria de Raphael Fonseca. Rio de Janeiro, Brasil.
Caixa Preta – Fundação Iberê Camargo. Curadoria de Bernardo José de Souza, Eduardo Sterzi, Fernanda Brenner e Veronica Stigger. Porto Alegre, Brasil.
Take Me (I’m Yours) – Villa Medici. Curadoria de Chiara Parisi, Christian Boltanski e Hans Ulrich Obrist. Roma, Itália.
Open Studio – Pivô Arte e Pesquisa. São Paulo, Brasil.

2017

Luxe Deluxe – Portas Vilaseca Galeria. Curadoria de Guilherme Gutman. Rio de Janeiro, Brasil.
Leilão Anual de Parede – Pivô Arte e Pesquisa. São Paulo, Brasil.
Vivemos na melhor cidade da América do Sul – Fundação Iberê Camargo. Curadoria de Bernardo de Souza e Victor Gorgulho. Porto Alegre, Brasil.
A Quebra do Sistema – Al Janiah. Curadoria de Beatriz Lemos. São Paulo, Brasil.
DURA LEX SED LEX – Centro Cultural Parque de España. Curadoria de Juliana Gontijo e Raphael Fonseca. Rosario, Argentina.
Exposição número vinte e quatro – Sé. Curadoria de Maria Montero. São Paulo, Brasil.
Open Studio – Residência Artística FAAP. São Paulo, Brasil.
Gazua #946 – Despina. Organização de Anton Steenbock. Rio de Janeiro, Brasil.

2016

Manjar: Insurreição RJ – Solar dos Abacaxis. Organização de Bernardo Mosqueira. Rio de Janeiro, Brasil.
Vivemos na melhor cidade da América do Sul – Átomos. Curadoria de Bernardo de Souza e Victor Gorgulho. Rio de Janeiro, Brasil.
Estudos sobre o mercadismo – Casa Tomada. Curadoria de Juliana Gontijo e Gabriel Bogossian. São Paulo, Brasil.
Lastro em Campo – Percursos Ancestrais e Cotidianos – SESC Consolação. Curadoria de Beatriz Lemos. São Paulo, Brasil.
ArtLima – Escuela Superior del Ejercito del Peru. Curadoria de Jaime Portas Vilaseca. Lima, Peru.
Depois do Futuro – Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Curadoria de Daniela Labra. Rio de Janeiro, Brasil.
Entre #3 – Galeria Portas Vilaseca. Curadoria de Jaime Portas Vilaseca. Rio de Janeiro, Brasil.

2015

Fotos Contam Fatos – Galeria Vermelho. Curadoria de Denise Gadelha. São Paulo, Brasil.
Encontros Carbônicos II – O Futuro em Disputa – Oi Futuro Ipanema. Curadoria de Marina Fraga e Pedro Urano. Rio de Janeiro, Brasil.
Quero te encontrar – La Maudite. Curadoria de Beatriz Toledo, Estelle Nabeyrat, Renata Lucas e Wagner Morales. Texto de Olga Ogorodova. Paris, França.
Do avesso do avesso do avesso do avesso – Sé. Curadoria de Maria Montero. São Paulo, Brasil.
Ocupação Arte Sonora – Castelinho do Flamengo. Organização de Franz Manata e Saulo Laudares. Rio de Janeiro, Brasil.
Encruzilhada – Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Curadoria de Bernardo Mosqueira. Rio de Janeiro, Brasil.
Gütermarkt #4 – Zentrum für Kunst und Urbanistik. Organização de Miodrag Kuč. Berlim, Alemanha.
SPArte – Pavilhão da Bienal. Curadoria de Jaime Portas Vilaseca. São Paulo, Brasil.

2014

Novas Aquisições 2012/2014 – Coleção Gilberto Chateaubriand – Museu de Arte Moderna. Curadoria de Luiz Camillo Osório e Marta Mestre. Rio de Janeiro, Brasil.
OPENHAUS 21.08.2014 – Z/KU. Berlim, Alemanha.
Viva Maria! – Luciana Brito Galeria. Curadoria de Maria Montero. São Paulo, Brasil.
OPENHAUS 24-27.07.2014 – Z/KU. Berlim, Alemanha.
32th Coopy RIghOTs – we MADE it READI, in Brasil – 8. Salon (Niklas Schechinger Fine Art). Curadoria de Anton Steenbock, Germano Dushá, Fernando Ticoulat e Pedro Wirz. Hamburgo, Alemanha.
Archipel InVest – the þit, em parceria com Maíra das Neves. Curadoria de KUNSTrePUBLIK e organização de Urbane Künste Ruhr. Recklinghausen, Dortmund e Oer-Erkenschwick, Alemanha.
Daqui pra Frente – Portas Vilaseca Galeria. Curadoria de Jaime Portas Vilaseca. Rio de Janeiro, Brasil.

2013

Primeiro Ensaio – Portas Vilaseca Galeria. Curadoria de Jaime Portas Vilaseca. Rio de Janeiro, Brasil.
Archipel InVestThe þit, em parceria com Maíra das Neves. Curadoria de KUNSTrePUBLIK e organização de Urbane Künste Ruhr. Gelsenkirchen e Oer-Erkenschwick, Alemanha.
Desarquitetura – Casa Amarela, Morro da Providência. Curadoria de Mauro Trindade. Rio de Janeiro, Brasil.
Entre – Portas Vilaseca Galeria. Curadoria de Jaime Portas Vilaseca. Rio de Janeiro, Brasil.

2012

Novíssimos – Galeria IBEU. Curadoria de Bernardo Mosqueira. Rio de Janeiro, Brasil.
[edições] | UM – Portas Vilaseca Galeria. Curadoria de Jaime Portas Vilaseca. Rio de Janeiro, Brasil.
Novas Aquisições 2010/2012 – Coleção Gilberto Chateaubriand – Museu de Arte Moderna. Curadoria de Luis Camillo Osório e Marta Mestre. Rio de Janeiro, Brasil.
Acervo – Portas Vilaseca Galeria. Curadoria de Jaime Portas Vilaseca. Rio de Janeiro, Brasil.
Vênus Terra – Galeria TAC. Curadoria de Bernardo Mosqueira. Rio de Janeiro, Brasil.

2011

10 X USO – Inhame. Curadoria de Luiza Machado e Fabrício Belsoff. Rio de Janeiro, Brasil.
Sem Título #1, Experiências Pós Morte – Galeria Oscar Cruz. Curadoria de Bernardo Mosqueira. São Paulo, Brasil.
O Rapozo e as Uvas – Ocupação. Organização de Bruna Lobo e José Carlos Simões. Rio de Janeiro, Brasil.

2010

entre-vistas – Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Organização de Glória Ferreira, Lívia Flores e Luis Ernesto. Rio de Janeiro, Brasil.
Open House – Organização de Martha Niklaus e Jacqueline Bellotti. Rio de Janeiro, Brasil.
Por aqui, formas tornaram-se atitudes – SESC Vila Mariana. Curadoria de Josué Mattos. São Paulo, Brasil.
Abotoados pela Manga – Organização de Franz Manata e Maria Montero. São Paulo, Brasil.
Projeto Apartamento III @ Grajaú – Organização de Bruna Lobo, Jonas Aisengart e Tahian Bhering. Rio de Janeiro, Brasil.
12º Salão Nacional de Artes de Itajaí – Poéticas Pessoais em Construção – Pavilhão Marejada. Curadoria de Josué Mattos. Itajaí, Brasil.
Com afeto, Rio – Galeria Oscar Cruz. Curadoria de Bernardo Mosqueira. São Paulo, Brasil.
Liberdade é pouco. O que desejo ainda não tem nome. – Curadoria de Bernardo Mosqueira. Rio de Janeiro, Brasil.

2009

Por um lugar para viver – Barracão Maravilha Arte Contemporânea. Curadoria de Ivana Grehs e Nadja Fonseca Peregrino. Rio de Janeiro, Brasil.
Arte Sonora @ NAT – EAV Parque Lage. Organização de Franz Manata e Saulo Laudares. Rio de Janeiro, Brasil.

2008

Montanhas, Marinhas e outras Miragens – Galeria Entre-Tanto. Curadoria de Alexandre Hypólito e Renato de Cara. Rio de Janeiro, Brasil.
Aluga-se – Laura Marsiaj Arte Contemporânea. Organização de Luciano Mariussi. Rio de Janeiro, Brasil.
NÀU – Instituto dos Arquitetos do Brasil. Curadoria de Franz Manata. Rio de Janeiro, Brasil.
1º Salão de Artes Plásticas de Petrópolis – Centro Cultural Municipal Raul de Leoni. Curadoria de Franz Manata, Lia do Rio e Luis Ernesto. Rio de Janeiro, Brasil.
Apartamento I @ Lapa – Organização de Bruna Lobo, Jonas Aisengart e Tahian Bhering. Rio de Janeiro, Brasil.

2007

UniversidArte XV – Universidade Estácio de Sá. Rio de Janeiro, Brasil.

2006

Luz Própria – EAV Parque Lage. Curadoria de Denise Cathilina. Rio de Janeiro, Brasil.

2004

Geringonça | Redemoinho Artístico – SESC Tijuca. Organização de Fábio Maleronka. Rio de Janeiro, Brasil.

2003

Movimento Arte | M.ARTE – Buraco da Lacraia. Organização de Guilherme Stutz. Rio de Janeiro, Brasil.

Prêmios e Residências

2022

Ybytu – São Paulo, Brasil.

2020

11º Prêmio Pipa (indicação) – Rio de Janeiro, Brasil.

2018

Pivô Arte e Pesquisa – São Paulo, Brasil.

2017

Residência Artística FAAP – São Paulo, Brasil.

2015

Lastro Centroamerica – Cidade do Panamá, Panamá.

2014

Z/KU (Zentrum für Kunst und Urbanistik) – Berlim, Alemanha.

2013

Halfmannshof – Gelsenkirchen, Alemanha.
Terra UNA – Prêmio TAC Terra UNA. Liberdade, Brasil.

2012

Cité Internationale des Arts – Paris, França.

2010

XI Prêmio de Fotografia Marc Ferrez – O Transitório Fóssil – FUNARTE. Rio de Janeiro, Brasil.

2008

1º Salão de Artes Plásticas de Petrópolis – 3º Prêmio – Centro Cultural Municipal Raul de Leoni. Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil.

Formação

2019

Desastres e mudanças climáticas: construindo uma agenda (extensão) – Coordenação de Alyne Costa e Tatiana Roque. Colégio Brasileiro de Altos Estudos. Rio de Janeiro, Brasil.

2015

EAVERÃO – Coordenação de Lisette Lagnado. EAV Parque Lage. Rio de Janeiro, Brasil.

2012

Programa Aula – CAPACETE entretenimentos – Coordenação de Carla Zaccagnini, Suely Rolnik, Renata Lucas, Jorge Menna Barreto, Amilcar Packer, Daniel Steegmann Mangrané e Helmut Batista. Rio de Janeiro, Brasil.
Universidade de Verão – Capacete Entretenimentos. Coordenação de Daniel Steegmann Mangrané. Rio de Janeiro, Brasil.

2011

Colaboratório Errorista – Composições Políticas. Com Grupo ETCETERA. Organização de Isabel Ferreira, Cristina Ribas e Laura Burocco. Rio de Janeiro, Brasil.
YESLAB – Composições Políticas. Com The Yes Men. Organização de Isabel Ferreira, Cristina Ribas e Laura Burocco. Rio de Janeiro, Brasil.

2010

Programa Aprofundamento – EAV do Parque Lage. Organização de Glória Ferreira, Lívia Flores e Luiz Ernesto. Rio de Janeiro, Brasil.

2009

Graduação Politécnica em Fotografia – Universidade Estácio de Sá (UNESA). Rio de Janeiro, Brasil.
Arte Sonora – Franz Manata e Saulo Laudares. EAV Parque Lage. Rio de Janeiro, Brasil.

2008

Desenvolvimento de Projetos – Franz Manata. EAV Parque Lage. Rio de Janeiro, Brasil.

2007

Fotografia Expandida – Denise Cathilina. EAV Parque Lage. Rio de Janeiro, Brasil.

2006

Filosofia da Arte – Fernando Cocchiarale e Anna Bella Geiger. EAV Parque Lage. Rio de Janeiro, Brasil.

2005

(Incompleto) Escola de Belas Artes, Bacharelado em Pintura – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, Brasil.

Conferências e Seminários

2022

Arte, protagonismo e capitalismo – Tupinicópolis é aqui? – Conversa com Rafael Bqueer, Maxwell Alexandre, Clarissa Diniz e Tahis Rivitti. Organização de Leonardo Antan. Online.
Plutocracia em Plutão | Arte e Cultura Espacial – Palestrante. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Curadoria de Fabiane M. Borges.

2021

Acerola Autônoma Descentralizada – Homeostasis Lab. Conversa com Guilherme Teixeira. Online.

2019

Trajetórias ambientais e artísticas: recuperando mundos – Palestrante. Organização de Tanja Baudoin. Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Rio de Janeiro, Brasil.
o trabalho trabalha trabalha – Palestrante. Fosso. Organização de Luisa Marques e Natália Quinderé. Rio de Janeiro, Brasil.

2018

I’m Not Who You Think I’m Not – Palestrante. KW Institute for Contemporary Art. Programa Público na X Bienal de Berlim. Berlim, Alemanha.
Consultas Curatoriais – Palestrante. Pivô Arte e Pesquisa. Mediação de André Pitol. São Paulo, Brasil.

2017

ECSA no Rio de Janeiro – Mediador. Saracura. Debate com Ana Fradique e Erik Bordeleau. Rio de Janeiro, Brasil.
A Tropicalização do Norte – Seminário. EAV Parque Lage. Rio de Janeiro. Brasil.

2016

I Encontro de Economias Subversivas – Palestrante. Nuvem Estação Rural de Arte e Tecnologia. Organização de Bruno Vianna. Visconde de Mauá, Brasil.
Circuito Futurístico e Especulativo – Porto Maravilha. Aula pública em parceria com Laura Burocco. Rio de Janeiro, Brasil.
Especulações n’A Quinta Renda – Palestrante. SESC Consolação. Organização de Beatriz Lemos. São Paulo, Brasil.
Recursos Planetários e a Caminhada do Asteroide – Gravidade [espécies de espaços]. Oficina. Cratera de Colônia. Organização de Daniel de Paula e Leonardo Araujo. São Paulo, Brasil.
Seminário Internacional CIDADE EM TRANSE – Palestrante. Museu de Arte Moderna. Organização de Laura Burocco. Rio de Janeiro, Brasil.

2015

Quintas de Dissidências | Moedas Alternativas e Novos Valores – Palestrante. Casa Nuvem. Organização de Laura Burocco. Rio de Janeiro, Brasil.
TECNOXAMANISMO “FICÇÃO E RUIDOCRACIA” – Casa Nuvem. Organização de Fabiane Borges e Lívia Diniz. Rio de Janeiro, Brasil.
Global Conference on CyberSpace 2015 (GCCS2015) – Representante da sociedade civil. Fórum Mundial. Haia, Países Baixos.

2014

Fórum Mundial de Bienais – Representante da sociedade civil. Organização de Biennial Foundation. São Paulo, Brasil.
ULTRACONTEMPORARY and EMERGENCY ART – Mediação. Phosphorus. Apresentação de Thierry Geoffroy and Tijana Mišković. São Paulo, Brasil.
Seminário Funarte de Residências Artísticas – Representante da sociedade civil. FUNARTE. Rio de Janeiro, Brasil.
Quintas de Dissidências | þit = pit + bit | autofinanciamento e criptoeconomia – Palestrante. Casa Nuvem. Organização de Isabel Ferreira e Lívia Diniz. Rio de Janeiro, Brasil.
Public Engineering Talk – Rotunde – Palestrante. Organização de Das Labor, parte do projeto This is not Detroit. Bochum, Alemanha.

2013

Offene Werkstatt des Archipel in√est – Palestrante. Organização de KUNSTrePUBLIK e Urbane Künste Ruhr. Gelsenkirchen, Alemanha.
Seminário Internacional Biolutas e Produção do Comum – Palestrante. Casa de Rui Barbosa. Organização de UniNômade. Rio de Janeiro, Brasil.

2012

DES-INCUBANDO A CRIATIVIDADE DA METRÓPOLE! – Palestrante. Casa de Rui Barbosa. Organização de UniNômade. Rio de Janeiro, Brasil.
Encontro Multissensorial – Palestrante. Museu de Arte Moderna. Organização do Núcleo Experimental de Educação e Arte. Rio de Janeiro, Brasil.

Textos e Publicações

2023

Saiba mais – Ensaio de Natália Quinderé. Portas Vilaseca Galeria. Rio de Janeiro, Brasil.

2022

Photography with an edge – Entrevista a Wanda Oliver. Publicado no portal undrgrnd.io. Online.

2020

A precariedade que vem (que veio) – Ensaio. Teteia #1. Organização de Luisa Marques e Natália Quinderé. Rio de Janeiro, Brasil.

2019

Adentrar a escola do valor – Ensaio de Leonardo Araujo Beserra. Portas Vilaseca Galeria. Rio de Janeiro, Brasil.

2018

Screening Brazil: Footnotes on a Wall. Ensaio co-escrito com Andrea Pavoni. Editado por Andrea Mubi Brighenti e Mattias Kärrholm. Publicado no livro “Urban Walls: Political and Cultural Meanings of Vertical Structures and Surfaces”. Routledge. Abingdon, Reino Unido.
Walls of Air [Pavilhão Brasileiro na 16ª Mostra Internacional de Arquitetura, Bienal de Veneza 2018] – Catálogo da exposição. Organização de Sol Camacho, Laura González Fierro, Gabriel Kozlowski e Marcelo Maia Rosa. Fundação Bienal de São Paulo. São Paulo, Brasil.
Sorry to bother you – blog Pivô. Ensaio de André Pitol. São Paulo, Brasil.
Entrevista a Leandro Muniz – blog Pivô. São Paulo, Brasil.

2017

Redistribute the Crisis – Entrevista a Marília Loureiro. Publicado na edição “After Brazil”, da revista “Terremoto”. Cidade do México, México.
Especulações n’A Quinta Renda – Ensaio. Publicado na coletânea Economias Subversivas. Organização de Bruno Vianna e Adriano Belisário. I-motirõ. Rio de Janeiro, Brasil.
Herança Futurística da Cidade Olímpica – Ensaio co-escrito com Laura Burocco. Publicado no portal “Vitruvius”. São Paulo, Brasil.

2016

Prepared Screen – Texto crítico de Fernando Ticoulat. Publicado no site da revista “Terremoto”. Cidade do México, México.
On exo-economics – Ensaio. Publicado pelo projeto “Between Crowds and Empires”. Berlim, Alemanha.
Speculations on the Fifth Income – Ensaio. Publicado no jornal “Transnational Dialogues #2”. Berlim, Alemanha.
Pedro Victor Brandão no rastro do capital anônimo – Entrevista a Silas Martí. Publicado no blog “Plástico”, Folha de São Paulo. São Paulo, Brasil.
A lenda de Thyth, o Gigante”, ou “O que jaz sobre the þit” – Ensaio co-escrito com Maíra das Neves e Kadija de Paula. Publicado na compilação TCNXMNSM – TECNOXAMANISMO. Organização de Fabiane Borges. São Paulo, Brasil.
New business: art in search of alternative economic systems – Artigo de Justine Ludwig. Publicado no portal miamirail.org. Miami, Estados Unidos da America.

2015

Soft Power ou A inadiável vontade de fazer o bem – Ensaio. Co-escrito com a Agência Transitiva, parte da instalação “Entity”, de Antje Majewski, na exposição “Future Perfect”. Porto Alegre, Brasil.

2014

Archipel in√est – Catálogo do projeto. Organização de KUNSTrePUBLIK. Z/KU Press. Berlim, Alemanha.
Viva Maria! – Catálogo da exposição – Edição de Maria Montero e design de Caco Neves. São Paulo, Brasil.
Mit Bitcoins gegen die Finanzkrise (Teil 5) – WDR.de, 5 de Agosto. Artigo e entrevista de Thomas Frank. Ruhrbegiet, Alemanha.
Künstler laden zum Mitgestalten ein – Stimberg Zeitung, 17 de Julho. Artigo de Regine Klein. Recklinghausen, Alemanha.
Kunst-Experiment in der Baulücke – Stimberg Zeitung, 3 de Maio. Artigo de Michael Dittrich. Recklinghausen, Alemanha.

2013

Revista Elástica #3 – Ensaio visual. Organização de Beatriz Lemos, Rafael Adorján e Thais Medeiros. Multifoco. Rio de Janeiro, Brasil.
Naturerbe-Reservat in der City – Stimberg, 3 de Outubro. Artigo de Jochen Börger. Recklinghausen, Alemanha.
Da visão computacional – Ensaio. Publicado através do “Ciclo de Encontros Aparições e Documentagem”. COMO clube. Organização de Thiago Costa. São Paulo, Brasil.
TUPI VIVO – Composição visual para cartografia em rede. Organização de Bruno Tarin e Laila Sandroni. Rio de Janeiro e Bahia, Brasil.

2012

Civilização como barbárie – Revista Global Brasil. Artigo de Eduardo Baker e Julia Baker. Edição de UniNômade. Rio de Janeiro, Brasil.
Exposição ‘Desvios na paisagem’ mostra fotografias alteradas pelo tempo – Jornal O Globo, 5 de Outubro. Artigo de Alice Sant’Anna. Rio de Janeiro, Brasil.
Novas Aquisições 2010/ 2012 – Catálogo da exposição. Museu de Arte Moderna. Rio de Janeiro, Brasil.
Novíssimos 2012 – Catálogo da exposição. IBEU. Rio de Janeiro, Brasil.
Bacanas, bonitos, sacanas, modernos – Jornal Folha de São Paulo, 3 de Janeiro. Artigo de Silas Martí. São Paulo, Brasil.

2011

O cotidiano efêmero – Revista ffwmag #25. Ensaio de Silas Martí. São Paulo, Brasil.
Antifotografia – Jornal Folha de São Paulo, 13 de Outubro. Artigo de Silas Martí. São Paulo, Brasil.
Versos que me fizeram – Publicação da série Paisagens Bibliográficas junto a poemas de Marcelo Neder Cerqueira. Multifoco. Rio de Janeiro, Brasil.

2010

entrevistas – Catálogo da exposição. Texto de Bernardo Mosqueira. Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Rio de Janeiro, Brasil.
Clark, Pape e Oiticica são pontos de partida da mostra aberta hoje – Jornal Folha de São Paulo, 1º de Outubro. Artigo de Silas Martí. São Paulo, Brasil.

2007

Dois que não o amor – Capa do livro de Diana de Hollanda. 7Letras. Rio de Janeiro, Brasil.

Ação Coletiva

2022 – atual

The Sphere

2017 – 2018

Economic Space Agency

2013 – 2016

Agência Transitiva

2011

Epistomancia

2007 – 2012

OPAVIVARÁ!

2007 – 2009

Laboratório Tupinagô