Escolha uma Página

CV

Pedro Victor Brandão é um artista brasileiro que desenvolve séries de trabalhos em fotografia, pintura, vídeo e experimentação social que confrontam tradições artísticas em avaliações sobre o presente e o futuro do capitalismo por meio de pesquisas em economia, direito à cidade, cibernética e a atual natureza manipulável da imagem técnica. Formado em Fotografia pela UNESA (2009), fez cursos livres na EAV Parque Lage (2006-2010 e 2015), na Universidade de Verão do Capacete (2012) e no Colégio Brasileiro de Altos Estudos (2019), todos no Rio de Janeiro. Foi premiado no 11º Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, em 2010, e indicado ao 11º Prêmio PIPA em 2020.

Como artista residente, participou dos programas da Cité Internationale des Arts (Paris, 2012), Terra UNA (Liberdade, 2013), Z/KU – Zentrum für Kunst und Urbanistik (Berlim, 2014), Lastro Centroamérica (Cidade do Panamá, 2015), FAAP (São Paulo, 2017), Pivô Arte e Pesquisa (São Paulo, 2018) e Ybytu (São Paulo, 2022). Entre as exposições individuais estão Pintura Antifurto (Casa França-Brasil, Rio de Janeiro, 2011), Tela Preparada (Sé, São Paulo, 2016), Forjada e Outras Formas e Mais Abstratas (Portas Vilaseca Galeria, Rio de Janeiro, 2019 e 2023). Participou de diversas mostras coletivas, como DURA LEX, SED LEX (Bienal da UNASUR, CCPE, 2017), Take Me (I’m Yours) (Villa Medici, Roma, 2018), O Rio é uma Serpente – III Trienal das Frestas (SESC, Sorocaba, 2021), Atos de revolta: outros imaginários sobre independência (MAM, Rio de Janeiro, 2022), Histórias Brasileiras (MASP, São Paulo, 2022) e Non-Fungible Castle (Palácio Lobkowicz, Praga, 2022).

Em 2019 ele emitiu a série Retornável na blockchain Ethereum, e em 2021 criou o Fundo Acerola: um experimento de governança distribuída e coordenação indireta focado na aquisição de obras feitas por artistas do Sul Global. As obras de Pedro fazem parte de coleções públicas no Brasil (MAM-Rio, Instituto Moreira Salles, FUNARTE, MAR e MASP), em coleções de criptomídia (M4T, Lander e Studio137) e também em coleções privadas nacionais e internacionais. Seus trabalhos são representados pela galeria Portas Vilaseca (Rio de Janeiro). Ele vive e trabalha no Rio de Janeiro.

Coleções Públicas

• MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo, Brasil.
• MAR – Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro, Brasil.
• FUNARTE – Fundação Nacional de Artes, Rio de Janeiro, Brasil.
• Instituto Moreira Salles, Rio de Janeiro, Brasil.
• Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Exposições Individuais

2023

Mais Abstratas – Portas Vilaseca Galeria. Rio de Janeiro, Brasil. (em breve)

2019

Forjada e Outras Formas – Portas Vilaseca Galeria. Rio de Janeiro, Brasil.
Sem Conserto – Fosso. Rio de Janeiro, Brasil.

2016

Tela Preparada – Sé. Curadoria de Fernando Ticoulat. São Paulo, Brasil.

2014

Depois da Fonte – em parceria com Maíra das Neves. Portas Vilaseca Galeria. ArtRio 2014. Rio de Janeiro, Brasil.

2013

Monochrome and other views – Cité Internationale des Arts. Paris, França.

2012

Desvios na Paisagem – Portas Vilaseca Galeria. Rio de Janeiro, Brasil.

2011

Pintura Antifurto – Ocupação Cofre, Casa França-Brasil. Rio de Janeiro, Brasil.

Exposições Coletivas

2023

• Refundação – Galeria ReOcupa, Ocupação 9 de Julho. Organização de Alan Oju, Ana Candida Avelar, André Komatsu, Carla Cruz, Carmen Silva, Débora Bolszoni, Diana Vaz, Ding Musa, Kellen Silva, Lucas Bambozzi, Lourival Cuquinha, Marcelo Zocchio, Marcius Galan e Tomaz Fujita Klotzel. São Paulo, Brasil.
• A quarta geração construtiva no Rio de Janeiro – FGV-Arte. Curadoria de Paulo Herkenhoff e Leno Veras. Rio de Janeiro, Brasil.
Mestre de Obras – Marli Matsumoto Arte Contemporânea. Coreografia de Helmut Batista. São Paulo, Brasil.
Emoção de lidar – Quadra Galeria. Curadoria de Clarissa Diniz. São Paulo, Brasil.

2022

Non-fungible Castle – Preserving Cultures on the Blockchain – Palácio Lobkowicz. Curadoria de Jake Al-Haffar. Praga, República Tcheca.
Por detrás da retina – Instituto Inclusartiz. Curadoria de Victor Gorgulho. Rio de Janeiro, Brasil.
Atos de revolta: outros imaginários sobre independência – Museu de Arte Moderna. Curadoria de Beatriz Lemos, Keyna Eleison, Pablo Lafuente e Thiago de Paula Souza. Rio de Janeiro. Brasil.
Histórias Brasileiras – Museu de Arte de São Paulo. Direção artística de Adriano Pedrosa e Lilia M. Schwarcz. Curadoria de Amanda Carneiro, André Mesquita, Clarissa Diniz, Fernando Oliva, Glaucea Brito, Guilherme Giufrida, Isabella Rjeille, Sandra Benites, Tomás Toledo. São Paulo, Brasil.
Imaginário Periférico | 20 Anos – Capiberibe 27. Organização de Raymundo Rodrigues. Rio de Janeiro, Brasil.
Pivô Satélite #4 – Online. Curadoria de aarea.co (Livia Benedetti e Marcela Vieira).

2021

Untitled Art Fair – Portas Vilaseca Galeria. Miami, EUA.
• DCentral Con – Miami Airport Convention Center. Organizado por KnownOrigin. Miami, EUA.
10º Leilão Anual – Pivô Arte e Pesquisa. São Paulo, Brasil.
O rio é uma serpente (3ª Frestas Trienal de Sorocaba) – SESC Sorocaba. Curadoria de Beatriz Lemos, Diane Lima e Thiago de Paula Souza. Sorocaba. Brasil.
CADAF PARIS 2021 – Mês de Arte Digital. Online.
Portas de Acervo Aberto Vol.1 – Portas Vilaseca Galeria. Rio de Janeiro, Brasil.
O canto do bode – Casa de Cultura da Comporta. Alcácer do Sal, Portugal.
Notas sobre alguma disfuncionalidade – Homeostasis Lab. Curadoria de Guilherme Teixeira. Online.

2020

corpo gesto palavra sangue brasil abismo – Sé. Curadoria de Maria Montero. São Paulo, Brasil.
LISTE SHOWTIME – Sé. Online.
arte+care – Portas Vilaseca Galeria. Online.
arteBA Special Edition – Portas Vilaseca Galeria. Online.

2019

Leilão Anual de Parede – Pivô Arte e Pesquisa. São Paulo, Brasil.
Exhibit A.A.A – Bergamin & Gomide, Expo Chicago. Curadoria de Sol Camacho. Chicago, EUA.
Hospedando Eco-Sensorial – EAV Parque Lage. Curadoria de Tanja Baudoin. Rio de Janeiro, Brasil.

2018

Leilão Anual de Parede – Pivô Arte e Pesquisa. São Paulo, Brasil.
MOLT BÉ! – Portas Vilaseca Galeria. Curadoria de Raphael Fonseca. Rio de Janeiro, Brasil.
Caixa Preta – Fundação Iberê Camargo. Curadoria de Bernardo José de Souza, Eduardo Sterzi, Fernanda Brenner e Veronica Stigger. Porto Alegre, Brasil.
Take Me (I’m Yours) – Villa Medici. Curadoria de Chiara Parisi, Christian Boltanski e Hans Ulrich Obrist. Roma, Itália.
Open Studio – Pivô Arte e Pesquisa. São Paulo, Brasil.

2017

Luxe Deluxe – Portas Vilaseca Galeria. Curadoria de Guilherme Gutman. Rio de Janeiro, Brasil.
Leilão Anual de Parede – Pivô Arte e Pesquisa. São Paulo, Brasil.
Vivemos na melhor cidade da América do Sul – Fundação Iberê Camargo. Curadoria de Bernardo de Souza e Victor Gorgulho. Porto Alegre, Brasil.
A Quebra do Sistema – Al Janiah. Curadoria de Beatriz Lemos. São Paulo, Brasil.
DURA LEX SED LEX – Centro Cultural Parque de España. Curadoria de Juliana Gontijo e Raphael Fonseca. Rosario, Argentina.
Exposição número vinte e quatro – Sé. Curadoria de Maria Montero. São Paulo, Brasil.
Open Studio – Residência Artística FAAP. São Paulo, Brasil.
Gazua #946 – Despina. Organização de Anton Steenbock. Rio de Janeiro, Brasil.

2016

Manjar: Insurreição RJ – Solar dos Abacaxis. Organização de Bernardo Mosqueira. Rio de Janeiro, Brasil.
Vivemos na melhor cidade da América do Sul – Átomos. Curadoria de Bernardo de Souza e Victor Gorgulho. Rio de Janeiro, Brasil.
Estudos sobre o mercadismo – Casa Tomada. Curadoria de Juliana Gontijo e Gabriel Bogossian. São Paulo, Brasil.
Lastro em Campo – Percursos Ancestrais e Cotidianos – SESC Consolação. Curadoria de Beatriz Lemos. São Paulo, Brasil.
ArtLima – Escuela Superior del Ejercito del Peru. Curadoria de Jaime Portas Vilaseca. Lima, Peru.
Depois do Futuro – Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Curadoria de Daniela Labra. Rio de Janeiro, Brasil.
Entre #3 – Galeria Portas Vilaseca. Curadoria de Jaime Portas Vilaseca. Rio de Janeiro, Brasil.

2015

Fotos Contam Fatos – Galeria Vermelho. Curadoria de Denise Gadelha. São Paulo, Brasil.
Encontros Carbônicos II – O Futuro em Disputa – Oi Futuro Ipanema. Curadoria de Marina Fraga e Pedro Urano. Rio de Janeiro, Brasil.
Quero te encontrar – La Maudite. Curadoria de Beatriz Toledo, Estelle Nabeyrat, Renata Lucas e Wagner Morales. Texto de Olga Ogorodova. Paris, França.
Do avesso do avesso do avesso do avesso – Sé. Curadoria de Maria Montero. São Paulo, Brasil.
Ocupação Arte Sonora – Castelinho do Flamengo. Organização de Franz Manata e Saulo Laudares. Rio de Janeiro, Brasil.
Encruzilhada – Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Curadoria de Bernardo Mosqueira. Rio de Janeiro, Brasil.
Gütermarkt #4 – Zentrum für Kunst und Urbanistik. Organização de Miodrag Kuč. Berlim, Alemanha.
SPArte – Pavilhão da Bienal. Curadoria de Jaime Portas Vilaseca. São Paulo, Brasil.

2014

Novas Aquisições 2012/2014 – Coleção Gilberto Chateaubriand – Museu de Arte Moderna. Curadoria de Luiz Camillo Osório e Marta Mestre. Rio de Janeiro, Brasil.
OPENHAUS 21.08.2014 – Z/KU. Berlim, Alemanha.
Viva Maria! – Luciana Brito Galeria. Curadoria de Maria Montero. São Paulo, Brasil.
OPENHAUS 24-27.07.2014 – Z/KU. Berlim, Alemanha.
32th Coopy RIghOTs – we MADE it READI, in Brasil – 8. Salon (Niklas Schechinger Fine Art). Curadoria de Anton Steenbock, Germano Dushá, Fernando Ticoulat e Pedro Wirz. Hamburgo, Alemanha.
Archipel InVest – the þit, em parceria com Maíra das Neves. Curadoria de KUNSTrePUBLIK e organização de Urbane Künste Ruhr. Recklinghausen, Dortmund e Oer-Erkenschwick, Alemanha.
Daqui pra Frente – Portas Vilaseca Galeria. Curadoria de Jaime Portas Vilaseca. Rio de Janeiro, Brasil.

2013

Primeiro Ensaio – Portas Vilaseca Galeria. Curadoria de Jaime Portas Vilaseca. Rio de Janeiro, Brasil.
Archipel InVestThe þit, em parceria com Maíra das Neves. Curadoria de KUNSTrePUBLIK e organização de Urbane Künste Ruhr. Gelsenkirchen e Oer-Erkenschwick, Alemanha.
Desarquitetura – Casa Amarela, Morro da Providência. Curadoria de Mauro Trindade. Rio de Janeiro, Brasil.
Entre – Portas Vilaseca Galeria. Curadoria de Jaime Portas Vilaseca. Rio de Janeiro, Brasil.

2012

Novíssimos – Galeria IBEU. Curadoria de Bernardo Mosqueira. Rio de Janeiro, Brasil.
[edições] | UM – Portas Vilaseca Galeria. Curadoria de Jaime Portas Vilaseca. Rio de Janeiro, Brasil.
Novas Aquisições 2010/2012 – Coleção Gilberto Chateaubriand – Museu de Arte Moderna. Curadoria de Luis Camillo Osório e Marta Mestre. Rio de Janeiro, Brasil.
Acervo – Portas Vilaseca Galeria. Curadoria de Jaime Portas Vilaseca. Rio de Janeiro, Brasil.
Vênus Terra – Galeria TAC. Curadoria de Bernardo Mosqueira. Rio de Janeiro, Brasil.

2011

10 X USO – Inhame. Curadoria de Luiza Machado e Fabrício Belsoff. Rio de Janeiro, Brasil.
Sem Título #1, Experiências Pós Morte – Galeria Oscar Cruz. Curadoria de Bernardo Mosqueira. São Paulo, Brasil.
O Rapozo e as Uvas – Ocupação. Organização de Bruna Lobo e José Carlos Simões. Rio de Janeiro, Brasil.

2010

entre-vistas – Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Organização de Glória Ferreira, Lívia Flores e Luis Ernesto. Rio de Janeiro, Brasil.
Open House – Organização de Martha Niklaus e Jacqueline Bellotti. Rio de Janeiro, Brasil.
Por aqui, formas tornaram-se atitudes – SESC Vila Mariana. Curadoria de Josué Mattos. São Paulo, Brasil.
Abotoados pela Manga – Organização de Franz Manata e Maria Montero. São Paulo, Brasil.
Projeto Apartamento III @ Grajaú – Organização de Bruna Lobo, Jonas Aisengart e Tahian Bhering. Rio de Janeiro, Brasil.
12º Salão Nacional de Artes de Itajaí – Poéticas Pessoais em Construção – Pavilhão Marejada. Curadoria de Josué Mattos. Itajaí, Brasil.
Com afeto, Rio – Galeria Oscar Cruz. Curadoria de Bernardo Mosqueira. São Paulo, Brasil.
Liberdade é pouco. O que desejo ainda não tem nome. – Curadoria de Bernardo Mosqueira. Rio de Janeiro, Brasil.

2009

Por um lugar para viver – Barracão Maravilha Arte Contemporânea. Curadoria de Ivana Grehs e Nadja Fonseca Peregrino. Rio de Janeiro, Brasil.
Arte Sonora @ NAT – EAV Parque Lage. Organização de Franz Manata e Saulo Laudares. Rio de Janeiro, Brasil.

2008

Montanhas, Marinhas e outras Miragens – Galeria Entre-Tanto. Curadoria de Alexandre Hypólito e Renato de Cara. Rio de Janeiro, Brasil.
Aluga-se – Laura Marsiaj Arte Contemporânea. Organização de Luciano Mariussi. Rio de Janeiro, Brasil.
NÀU – Instituto dos Arquitetos do Brasil. Curadoria de Franz Manata. Rio de Janeiro, Brasil.
1º Salão de Artes Plásticas de Petrópolis – Centro Cultural Municipal Raul de Leoni. Curadoria de Franz Manata, Lia do Rio e Luis Ernesto. Rio de Janeiro, Brasil.
Apartamento I @ Lapa – Organização de Bruna Lobo, Jonas Aisengart e Tahian Bhering. Rio de Janeiro, Brasil.

2007

UniversidArte XV – Universidade Estácio de Sá. Rio de Janeiro, Brasil.

2006

Luz Própria – EAV Parque Lage. Curadoria de Denise Cathilina. Rio de Janeiro, Brasil.

2004

Geringonça | Redemoinho Artístico – SESC Tijuca. Organização de Fábio Maleronka. Rio de Janeiro, Brasil.

2003

Movimento Arte | M.ARTE – Buraco da Lacraia. Organização de Guilherme Stutz. Rio de Janeiro, Brasil.

Prêmios e Residências

2022

• Ybytu – São Paulo, Brasil.

2020

• 11º Prêmio Pipa (indicação) – Rio de Janeiro, Brasil.

2018

• Pivô Arte e Pesquisa – São Paulo, Brasil.

2017

• Residência Artística FAAP – São Paulo, Brasil.

2015

• Lastro Centroamerica – Cidade do Panamá, Panamá.

2014

• Z/KU (Zentrum für Kunst und Urbanistik) – Berlim, Alemanha.

2013

• Halfmannshof – Gelsenkirchen, Alemanha.
• Terra UNA – Prêmio TAC Terra UNA. Liberdade, Brasil.

2012

• Cité Internationale des Arts – Paris, França.

2010

• XI Prêmio de Fotografia Marc Ferrez – O Transitório Fóssil – FUNARTE. Rio de Janeiro, Brasil.

2008

• 1º Salão de Artes Plásticas de Petrópolis – 3º Prêmio – Centro Cultural Municipal Raul de Leoni. Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil.

Formação

2019

• Desastres e mudanças climáticas: construindo uma agenda (extensão) – Coordenação de Alyne Costa e Tatiana Roque. Colégio Brasileiro de Altos Estudos. Rio de Janeiro, Brasil.

2015

• EAVERÃO – Coordenação de Lisette Lagnado. EAV Parque Lage. Rio de Janeiro, Brasil.

2012

• Programa Aula – CAPACETE entretenimentos – Coordenação de Carla Zaccagnini, Suely Rolnik, Renata Lucas, Jorge Menna Barreto, Amilcar Packer, Daniel Steegmann Mangrané e Helmut Batista. Rio de Janeiro, Brasil.
• Universidade de Verão – Capacete Entretenimentos. Coordenação de Daniel Steegmann Mangrané. Rio de Janeiro, Brasil.

2011

• Colaboratório Errorista – Composições Políticas. Com Grupo ETCETERA. Organização de Isabel Ferreira, Cristina Ribas e Laura Burocco. Rio de Janeiro, Brasil.
• YESLAB – Composições Políticas. Com The Yes Men. Organização de Isabel Ferreira, Cristina Ribas e Laura Burocco. Rio de Janeiro, Brasil.

2010

• Programa Aprofundamento – EAV do Parque Lage. Organização de Glória Ferreira, Lívia Flores e Luiz Ernesto. Rio de Janeiro, Brasil.

2009

• Graduação Politécnica em Fotografia – Universidade Estácio de Sá (UNESA). Rio de Janeiro, Brasil.
• Arte Sonora – Franz Manata e Saulo Laudares. EAV Parque Lage. Rio de Janeiro, Brasil.

2008

• Desenvolvimento de Projetos – Franz Manata. EAV Parque Lage. Rio de Janeiro, Brasil.

2007

• Fotografia Expandida – Denise Cathilina. EAV Parque Lage. Rio de Janeiro, Brasil.

2006

• Filosofia da Arte – Fernando Cocchiarale e Anna Bella Geiger. EAV Parque Lage. Rio de Janeiro, Brasil.

2005

• (Incompleto) Escola de Belas Artes, Bacharelado em Pintura – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, Brasil.

Conferências e Seminários

2022

Arte, protagonismo e capitalismo – Tupinicópolis é aqui? – Conversa com Rafael Bqueer, Maxwell Alexandre, Clarissa Diniz e Tahis Rivitti. Organização de Leonardo Antan. Online.
Plutocracia em Plutão | Arte e Cultura Espacial – Palestrante. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Curadoria de Fabiane M. Borges.

2021

Acerola Autônoma Descentralizada – Homeostasis Lab. Conversa com Guilherme Teixeira. Online.

2019

Trajetórias ambientais e artísticas: recuperando mundos – Palestrante. Organização de Tanja Baudoin. Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Rio de Janeiro, Brasil.
o trabalho trabalha trabalha – Palestrante. Fosso. Organização de Luisa Marques e Natália Quinderé. Rio de Janeiro, Brasil.

2018

I’m Not Who You Think I’m Not – Palestrante. KW Institute for Contemporary Art. Programa Público na X Bienal de Berlim. Berlim, Alemanha.
Consultas Curatoriais – Palestrante. Pivô Arte e Pesquisa. Mediação de André Pitol. São Paulo, Brasil.

2017

ECSA no Rio de Janeiro – Mediador. Saracura. Debate com Ana Fradique e Erik Bordeleau. Rio de Janeiro, Brasil.
A Tropicalização do Norte – Seminário. EAV Parque Lage. Rio de Janeiro. Brasil.

2016

I Encontro de Economias Subversivas – Palestrante. Nuvem Estação Rural de Arte e Tecnologia. Organização de Bruno Vianna. Visconde de Mauá, Brasil.
Circuito Futurístico e Especulativo – Porto Maravilha. Aula pública em parceria com Laura Burocco. Rio de Janeiro, Brasil.
Especulações n’A Quinta Renda – Palestrante. SESC Consolação. Organização de Beatriz Lemos. São Paulo, Brasil.
Recursos Planetários e a Caminhada do Asteroide – Gravidade [espécies de espaços]. Oficina. Cratera de Colônia. Organização de Daniel de Paula e Leonardo Araujo. São Paulo, Brasil.
Seminário Internacional CIDADE EM TRANSE – Palestrante. Museu de Arte Moderna. Organização de Laura Burocco. Rio de Janeiro, Brasil.

2015

Quintas de Dissidências | Moedas Alternativas e Novos Valores – Palestrante. Casa Nuvem. Organização de Laura Burocco. Rio de Janeiro, Brasil.
TECNOXAMANISMO “FICÇÃO E RUIDOCRACIA” – Casa Nuvem. Organização de Fabiane Borges e Lívia Diniz. Rio de Janeiro, Brasil.
Global Conference on CyberSpace 2015 (GCCS2015) – Representante da sociedade civil. Fórum Mundial. Haia, Países Baixos.

2014

Fórum Mundial de Bienais – Representante da sociedade civil. Organização de Biennial Foundation. São Paulo, Brasil.
ULTRACONTEMPORARY and EMERGENCY ART – Mediação. Phosphorus. Apresentação de Thierry Geoffroy and Tijana Mišković. São Paulo, Brasil.
Seminário Funarte de Residências Artísticas – Representante da sociedade civil. FUNARTE. Rio de Janeiro, Brasil.
Quintas de Dissidências | þit = pit + bit | autofinanciamento e criptoeconomia – Palestrante. Casa Nuvem. Organização de Isabel Ferreira e Lívia Diniz. Rio de Janeiro, Brasil.
Public Engineering Talk – Rotunde – Palestrante. Organização de Das Labor, parte do projeto This is not Detroit. Bochum, Alemanha.

2013

Offene Werkstatt des Archipel in√est – Palestrante. Organização de KUNSTrePUBLIK e Urbane Künste Ruhr. Gelsenkirchen, Alemanha.
Seminário Internacional Biolutas e Produção do Comum – Palestrante. Casa de Rui Barbosa. Organização de UniNômade. Rio de Janeiro, Brasil.

2012

DES-INCUBANDO A CRIATIVIDADE DA METRÓPOLE! – Palestrante. Casa de Rui Barbosa. Organização de UniNômade. Rio de Janeiro, Brasil.
Encontro Multissensorial – Palestrante. Museu de Arte Moderna. Organização do Núcleo Experimental de Educação e Arte. Rio de Janeiro, Brasil.

Textos e Publicações

2023

Saiba mais – Ensaio de Natália Quinderé. Portas Vilaseca Galeria. Rio de Janeiro, Brasil.

2022

Photography with an edge – Entrevista a Wanda Oliver. Publicado no portal undrgrnd.io. Online.

2020

A precariedade que vem (que veio) – Ensaio. Teteia #1. Organização de Luisa Marques e Natália Quinderé. Rio de Janeiro, Brasil.

2019

Adentrar a escola do valor – Ensaio de Leonardo Araujo Beserra. Portas Vilaseca Galeria. Rio de Janeiro, Brasil.

2018

Screening Brazil: Footnotes on a Wall. Ensaio co-escrito com Andrea Pavoni. Editado por Andrea Mubi Brighenti e Mattias Kärrholm. Publicado no livro “Urban Walls: Political and Cultural Meanings of Vertical Structures and Surfaces”. Routledge. Abingdon, Reino Unido.
Walls of Air [Pavilhão Brasileiro na 16ª Mostra Internacional de Arquitetura, Bienal de Veneza 2018] – Catálogo da exposição. Organização de Sol Camacho, Laura González Fierro, Gabriel Kozlowski e Marcelo Maia Rosa. Fundação Bienal de São Paulo. São Paulo, Brasil.
Sorry to bother you – blog Pivô. Ensaio de André Pitol. São Paulo, Brasil.
• Entrevista a Leandro Muniz – blog Pivô. São Paulo, Brasil.

2017

Redistribute the Crisis – Entrevista a Marília Loureiro. Publicado na edição “After Brazil”, da revista “Terremoto”. Cidade do México, México.
Especulações n’A Quinta Renda – Ensaio. Publicado na coletânea Economias Subversivas. Organização de Bruno Vianna e Adriano Belisário. I-motirõ. Rio de Janeiro, Brasil.
Herança Futurística da Cidade Olímpica – Ensaio co-escrito com Laura Burocco. Publicado no portal “Vitruvius”. São Paulo, Brasil.

2016

Prepared Screen – Texto crítico de Fernando Ticoulat. Publicado no site da revista “Terremoto”. Cidade do México, México.
On exo-economics – Ensaio. Publicado pelo projeto “Between Crowds and Empires”. Berlim, Alemanha.
Speculations on the Fifth Income – Ensaio. Publicado no jornal “Transnational Dialogues #2”. Berlim, Alemanha.
Pedro Victor Brandão no rastro do capital anônimo – Entrevista a Silas Martí. Publicado no blog “Plástico”, Folha de São Paulo. São Paulo, Brasil.
• “A lenda de Thyth, o Gigante”, ou “O que jaz sobre the þit” – Ensaio co-escrito com Maíra das Neves e Kadija de Paula. Publicado na compilação TCNXMNSM – TECNOXAMANISMO. Organização de Fabiane Borges. São Paulo, Brasil.
New business: art in search of alternative economic systems – Artigo de Justine Ludwig. Publicado no portal miamirail.org. Miami, Estados Unidos da America.

2015

Soft Power ou A inadiável vontade de fazer o bem – Ensaio. Co-escrito com a Agência Transitiva, parte da instalação “Entity”, de Antje Majewski, na exposição “Future Perfect”. Porto Alegre, Brasil.

2014

Archipel in√est – Catálogo do projeto. Organização de KUNSTrePUBLIK. Z/KU Press. Berlim, Alemanha.
Viva Maria! – Catálogo da exposição – Edição de Maria Montero e design de Caco Neves. São Paulo, Brasil.
Mit Bitcoins gegen die Finanzkrise (Teil 5) – WDR.de, 5 de Agosto. Artigo e entrevista de Thomas Frank. Ruhrbegiet, Alemanha.
Künstler laden zum Mitgestalten ein – Stimberg Zeitung, 17 de Julho. Artigo de Regine Klein. Recklinghausen, Alemanha.
Kunst-Experiment in der Baulücke – Stimberg Zeitung, 3 de Maio. Artigo de Michael Dittrich. Recklinghausen, Alemanha.

2013

• Revista Elástica #3 – Ensaio visual. Organização de Beatriz Lemos, Rafael Adorján e Thais Medeiros. Multifoco. Rio de Janeiro, Brasil.
Naturerbe-Reservat in der City – Stimberg, 3 de Outubro. Artigo de Jochen Börger. Recklinghausen, Alemanha.
Da visão computacional – Ensaio. Publicado através do “Ciclo de Encontros Aparições e Documentagem”. COMO clube. Organização de Thiago Costa. São Paulo, Brasil.
TUPI VIVO – Composição visual para cartografia em rede. Organização de Bruno Tarin e Laila Sandroni. Rio de Janeiro e Bahia, Brasil.

2012

Civilização como barbárie – Revista Global Brasil. Artigo de Eduardo Baker e Julia Baker. Edição de UniNômade. Rio de Janeiro, Brasil.
Exposição ‘Desvios na paisagem’ mostra fotografias alteradas pelo tempo – Jornal O Globo, 5 de Outubro. Artigo de Alice Sant’Anna. Rio de Janeiro, Brasil.
Novas Aquisições 2010/ 2012 – Catálogo da exposição. Museu de Arte Moderna. Rio de Janeiro, Brasil.
Novíssimos 2012 – Catálogo da exposição. IBEU. Rio de Janeiro, Brasil.
Bacanas, bonitos, sacanas, modernos – Jornal Folha de São Paulo, 3 de Janeiro. Artigo de Silas Martí. São Paulo, Brasil.

2011

O cotidiano efêmero – Revista ffwmag #25. Ensaio de Silas Martí. São Paulo, Brasil.
Antifotografia – Jornal Folha de São Paulo, 13 de Outubro. Artigo de Silas Martí. São Paulo, Brasil.
Versos que me fizeram – Publicação da série Paisagens Bibliográficas junto a poemas de Marcelo Neder Cerqueira. Multifoco. Rio de Janeiro, Brasil.

2010

entrevistas – Catálogo da exposição. Texto de Bernardo Mosqueira. Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Rio de Janeiro, Brasil.
Clark, Pape e Oiticica são pontos de partida da mostra aberta hoje – Jornal Folha de São Paulo, 1º de Outubro. Artigo de Silas Martí. São Paulo, Brasil.

2007

Dois que não o amor – Capa do livro de Diana de Hollanda. 7Letras. Rio de Janeiro, Brasil.

Ação Coletiva

2022 – atual

• The Sphere

2017 – 2018

• Economic Space Agency

2013 – 2016

• Agência Transitiva

2011

• Epistomancia

2007 – 2012

• OPAVIVARÁ!

2007 – 2009

• Laboratório Tupinagô