Estorno (2017)
Estorno procura estabelecer uma relação entre diferentes agentes fiscais como um LARPG (live action role-playing game), e também como um teste de stress. É um trabalho de arte financeira-postal onde há uma oportunidade-enigma que triangula trabalhadores bancários, servidores públicos vinculados às 27 Secretarias de Estado de Fazenda do Brasil e funcionários do Tesouro Nacional, em Brasília. O objetivo da ação foi realizar uma devolução anônima de frações da criptomoeda Ethereum que, num futuro próximo, poderiam saldar dívidas nacionais. Trata-se de uma atitude de crédito benevolente frente aos anos de saqueamento público-privado que levou o país a uma de suas piores crises políticas da história.
Pensado como trabalho comissionado para a exposição DURA LEX SED LEX, parte da I Bienal da Unasul, Estorno começa com a criação de uma carteira de Ethereum usando uma parte do orçamento alocado para o trabalho (0.35 ETH). A carteira foi enviada como um enigma em um pendrive para o Tesouro Nacional, em Brasília. Um arquivo contendo a chave privada que dá acesso à carteira foi protegido pela seguinte frase-senha:
“Hoy, sin embargo, el capitalismo es un parásito del futuro, un vampiro que sobrevive de la tecnología y de los recursos de la libertad”
uma tradução livre extraída do livro de artigos Post-Scarcity Anarchism, de Murray Bookchin. A frase-senha de 27 palavras foi enviada de forma fracionada, como um enigma, para os gabinetes das 27 Secretarias de Estado de Fazenda, também com uma carta anônima com especulações sobre o futuro.
Registro do material enviado na ação postal
Na exposição, foram mostrados traços da ação em uma vitrine, além da frase-senha impressa em adesivo vinílico na parede. 354 dias depois da carteira ser criada, os recursos foram sacados para uma exchange.
Frase-senha
impressão cromogênica
30x40 cm
edição única
Guias de Recolhimento da União (Adeus Brasília) #1, #2, #3, #4 e #5
impressões a laser
24x21 cm (cada)
edições únicas