Totalidades (2019-)
Totalidades é uma série de pinturas que apresenta campos abstratos de cor informados por regimes de acumulação, transferência e extração do capital a partir de técnicas de visualização de dados.
Sem Título #1 reúne uma seleção de dados sobre a economia global no ano de 2018. O campo azul corresponde ao mercado de derivativos e ocupa a maior parte da tela, uma evidência da abrangência deste tipo de instrumento financeiro. A origem dos dados é variada e inclui datasets do Banco Mundial, Bloomberg, Coinmarketcap, Ministério da Economia do Brasil, entre outros.
Sem Título #1 (Capitalizações totais em 2018)
acrílica, nanquim e verniz sobre tela
40×40 cm
2019
Sem Título #2 é composta por um díptico reunindo informações sobre o comércio de arte entre diferentes países ao longo de 10 anos. Os dados foram obtidos com a World Trade Organization.
Sem Título #2 (Importações e exportações mundiais de obras de arte, HS97, 2009-2018)
acrílica, nanquim e verniz sobre tela
díptico, 20×20 cm (cada)
2019
Sem Título #3 aponta para a mudança da distribuição de riquezas entre macrorregiões do mundo em um período de mais de 300 anos, incluindo alguns marcos temporais e também uma previsão que chega ao ano de 2030, onde nota-se um retorno da hegemonia chinesa no cenário econômico global, com dados da OCDE Publishing.
Sem Título #3 (Parcelas do PIB mundial, 1800-2030)
acrílica, nanquim e verniz sobre tela
40×40 cm
2019
Sem Título #4 retorna a um tema abordado em um ensaio de 2016 (On exo-economics, publicado no na compilação Between Crowds and Empires), como uma crítica à extração mineral em corpos celestes, algo que indicaria mudanças econômicas e ecológicas drásticas. Neste treemap os campos coloridos apresentam o valor em dólares de asteroides próximos à Terra, enquanto os campos em preto mostram a fatia de lucro possível com a extração de metais raros e água, de acordo com o site asterank.com.
Sem Título #4 (Valor e lucro estimados de 10 asteroides de maior custo-benefício para mineração)
acrílica, nanquim e verniz sobre tela
40×40 cm
2019
Sem Título #5 também aborda o campo da exo-economia, observando o valor atribuído ao que seria o asteroide mais valioso já descoberto. Avaliado em 15,38 quintilhões de dólares, Davida poderia gerar um lucro líquido de 1,06 quintilhões. O campo verde-limão serve de escala ao simular a distribuição de uma fração desse lucro como renda básica para todos os terráqueos por 50 anos.
Sem Título #5 (Valor e lucro estimados do asteroide 511 Davida (1903 LU) X Renda básica universal para população mundial de USD 5000 por mês por 50 anos)
acrílica, nanquim e verniz sobre tela
40×40 cm
2019
Sem Título #6 usa informações do Center for Near-Earth Objects Studies da NASA que mostram o aumento em 20 anos da descoberta de corpos celestes que nos orbitam, um dado usado pelas empresas que estão prospectando a mineração em asteroides para validar suas missões extrativistas.
Sem Título #6 (Descoberta de asteroides próximos à Terra, 2000-2020)
acrílica, nanquim e verniz sobre tela
40×40 cm
2019
Sem Título #7 é um díptico com informações sobre o comércio de obras de arte de/ para o Brasil. Dados da World Trade Organization.
Sem Título #7 (Importações e exportações brasileiras de obras de arte, HS97, 2010-2019)
acrílica, nanquim e verniz sobre tela
díptico, 20×20 cm (cada)
2019
O conjunto Sem Título #8 ao #16 foi criado a partir de dados da pesquisa sobre desigualdade de renda antes da tributação (Alvaredo/ Piketty), reunidas na World Inequality Database. Separadas em 8 macrorregiões do mundo, as composições apresentam fatias de renda concentradas pelo 1% mais rico, os 9% abaixo, os 40% do meio e os 50% de baixo. A nona composição agrupa todos os dados disponíveis, revelando uma média mundial dos valores entre os anos 1990 a 2015.
Sem Título #8 (Desigualdade de renda antes da tributação, Oriente Médio e Norte da África, 1990-2015)
acrílica, nanquim e verniz sobre tela
20×20 cm
2020
Sem Título #9 (Desigualdade de renda antes da tributação, Oceania, 1990-2015)
acrílica, nanquim e verniz
20×20 cm
2020
Sem Título #10 (Desigualdade de renda antes da tributação, América Latina, 1990-2015)
acrílica, nanquim e verniz sobre tela
20×20 cm
2020
Sem Título #11 (Desigualdade de renda antes da tributação, África Subsaariana, 1990-2015)
acrílica, nanquim e verniz sobre tela
20×20 cm
2020
Sem Título #12 (Desigualdade de renda antes da tributação, Norte da América 1990-2015)
acrílica, nanquim e verniz sobre tela
20×20 cm
2020
Sem Título #13 (Desigualdade de renda antes da tributação, Ásia (sem Oriente Médio), 1990-2015)
acrílica, nanquim e verniz sobre tela
20×20 cm
2020
Sem Título #14 (Desigualdade de renda antes da tributação, Rússia e Ucrânia, 1990-2015)
acrílica, nanquim e verniz sobre tela
20×20 cm
2020
Sem Título #15 (Desigualdade de renda antes da tributação, Europa, 1990-2015)
acrílica, nanquim e verniz sobre tela
20×20 cm
2020
Sem Título #16 (Desigualdade de renda antes da tributação, Mundo, 1990-2015)
acrílica, nanquim e verniz sobre tela
40×40 cm
2020
O conjunto Sem Título # 17 ao #21 também foi criado a partir de dados da World Inequality Database, mas com o descritor de desigualdade de riqueza. São poucos os países que reúnem dados sobre esse tipo de concentração em séries históricas. África do Sul, Estados Unidos, Federação Russa, França e China foram escolhidos por trazerem décadas de informações sobre o posicionamento econômico líquido (bens menos dívidas) entre o 1% mais rico, os 9% abaixo, os 40% do meio e os 50% mais pobres.
Sem Título #17 (Desigualdade de riqueza, África do Sul, 1993-2017)
acrílica, nanquim e verniz sobre tela
40×40 cm
2020
Sem Título #18 (Desigualdade de riqueza, EUA, 1962-2016)
acrílica, nanquim e verniz sobre tela
40×40 cm
2020
Sem Título #19 (Desigualdade de riqueza, Federação Russa, 1995-2015)
acrílica, nanquim e verniz sobre tela
40×40 cm
2020
Sem Título #20 (Desigualdade de riqueza, França, 1814-2014)
acrílica, nanquim e verniz sobre tela
40×40 cm
2020
Sem Título #21 (Desigualdade de riqueza, China, 1995-2015)
acrílica, nanquim e verniz sobre tela
40×40 cm
2020
As medidas econômicas para a contenção da crise advinda da emergência do novo coronavírus criaram uma montanha de dívida pública que ultrapassou pela primeira vez os valores registrados durante a segunda guerra mundial. Sem Título #22 traz a magnitude do Grande Lockdown ao reunir médias de dívida pública como porcentagem do PIB entre 25 países de economias avançadas e 27 países de economias emergentes entre 1800 e 2021, a partir de do banco de dados histórico sobre dívidas do FMI.
Sem Título #22 (Dívida pública global como porcentagem do PIB, 1880-2021)
acrílica, nanquim e verniz sobre tela
40×40 cm
2021
Sem Título #23, #24 e #25 foram criadas a partir de dados publicados pela Confederação Nacional do Comércio.
#23 foi comissionada para a exposição O rio é uma serpente – III Frestas Trienal de Artes, realizada no SESC Sorocaba, reunindo um panorama do superendividamento de famílias, índice que registrou seu patamar mais alto durante a pandemia do novo coronavírus.
#24 e #25 são mais específicas, mostrando o endividamento por faixa de renda e quais os tipos de dívida que consomem orçamentos familiares.
Sem Título #23 (Endividamento e inadimplência, Brasil, 2010-2021)
acrílica, nanquim e verniz sobre tela
40×40 cm
2021
Sem Título #24 (Famílias endividadas com renda acima e abaixo de 10 salários mínimos, Brasil, 2010-2021)
acrílica, nanquim e verniz sobre tela
20x20cm
2021
Sem Título #25 (Tipos de dívida de famílias brasileiras, dezembro de 2021)
acrílica, nanquim e verniz sobre tela
30x30cm
2021
As pinturas Sem Título #26 a #29 apresentam uma interpretação gráfica sobre os gastos adicionais feitos em resposta à pandemia de COVID-19 por grupos de países organizados de acordo com o nível de desenvolvimento. Os números são do Fundo Monetário Internacional que passou a monitorar políticas fiscais no mundo todo em relatórios periódicos focados apenas na pandemia desde junho de 2020. Cada uma destas quatro pinturas agrega dados de um relatório, mostrando um gasto crescente (e bastante desigual) entre os grupos. O raio da circunferência é proporcional ao total de dinheiro medido em dólares estadunidenses, enquanto o ângulo aponta para a média da porcentagem do PIB que o gasto total representa.
Sem Título #26 (Medidas fiscais em resposta à pandemia de COVID-19, junho de 2020)
acrílica, nanquim e verniz sobre tela
20x20cm
2021
Sem Título #27 (Medidas fiscais em resposta à pandemia de COVID-19, outubro de 2020)
acrílica, nanquim e verniz sobre tela
22×22 cm
2021
Sem Título #28 (Medidas fiscais em resposta à pandemia de COVID-19, janeiro de 2021)
acrílica, nanquim e verniz sobre tela
30×30 cm
2021
Sem Título #29 (Medidas fiscais em resposta à pandemia de COVID-19, julho de 2021)
acrílica, nanquim e verniz sobre tela
40×40 cm
2021
Sem Título #30 utiliza o mesmo banco de dados do FMI referentes à quantificação de Julho de 2021, mas mostra os gastos feitos por 13 países em relação ao resto do mundo. Diferentemente das pinturas anteriores, o tamanho do ângulo da circunferência relaciona o montante gasto por país, enquanto o raio apresenta a equivalência do gasto como porcentagem do PIB de um determinado país.
Sem Título #30 (Medidas fiscais em resposta à pandemia de COVID-19, julho de 2021, resumo de países)
acrílica, nanquim e verniz sobre tela
50×50 cm
2021
Sem Título #31 foi criada a partir do vazamento de dados do Internal Revenue Service dos Estados Unidos, vistos pela primeira vez em junho de 2021 na reportagem The Secret IRS Files: Trove of Never-Before-Seen Records Reveal How the Wealthiest Avoid Income Tax, da agência de jornalismo investigativo ProPublica. Relacionando riqueza, renda declarada e impostos pagos por quatro dos indivíduos mais ricos dos EUA entre 2014 e 2018, o gráfico coloca em perspectiva uma paisagem econômica de privilégios fiscais para bilionários, abrindo a discussão para a taxação de grandes fortunas.
Sem Título #31 (Vazamento IRS, riqueza, renda e impostos de 4 das pessoas mais ricas dos EUA, 2014-2018
acrílica, nanquim e verniz sobre tela
40×65 cm
2021
Sem Título #32 foi comissionada pela curadoria da mostra “Histórias Brasileiras”, no MASP. A composição agrega dados sobre desigualdade de renda no Brasil obtidos em duas fontes diferentes. Os campos de cor correspondem aos dados da World Inequality Database que apontam para o crescimento do índice no período, enquanto a linha branca traz o coeficiente de Gini estimado pelo Insper em estudo publicado em 2021 mostrando uma redução de desigualdade em parte do período analisado, mas indicando um aumento a partir de 2016.
Sem Título #32 (Desigualdade de renda antes da tributação com sobreposição de coeficiente de Gini, Brasil, 2000-2019)
acrílica, nanquim, grafite e verniz sobre tela
40x40cm
2021
A partir de dados fornecidos pela Comissão de Valores Mobiliários aos professores Fernando Chague e Bruno Giovannetti (EESP-FGV) é possível detectar um padrão de transferência de riqueza de investidores iniciantes para operadoras de fundos de investimento na modalidade de minicontratos negociados na bolsa de valores. O díptico Sem Título #33 agrupa os dados em trimestres para ressaltar um único trimestre de lucro para pessoas físicas e apenas um trimestre de prejuízo para pessoas jurídicas no período analisado (2012-2017).
Sem Título #33 (Resultados de day-trade em minicontratos de índice e dólar, pessoas físicas e jurídicas, 2012-2017)
acrílica, nanquim e verniz sobre tela
díptico, 30x40cm (cada)
2022
Em 2021, dados reunidos pelo Stockholm International Peace Research Institute mostram que pela primeira vez, gastos militares no mundo passaram de 2 trilhões de dólares anuais. A composição mostra porcentagens desta quantia entre os cinco continentes, em um período de 30 anos.
Sem Título #34 (Gastos militares globais, 1992-2021)
acrílica, nanquim e verniz sobre tela
50×50 cm
2022
Sem Título #35 a #38 é um conjunto desenvolvido durante residência na Ybytu com cerca de 10 bancos de dados que trazem uma avaliação sobre setores da economia brasileira ao final de um período recessivo. A paleta utilizada corresponde às cores complementares (negativas) da bandeira do Brasil. #35 compara três escândalos de corrupção a partir de dados da Polícia Federal, Ministério Público Federal, Tribunal de Contas da União, PricewaterhouseCoopers, Demonstrativos Contábeis Petrobrás (2014) e Lei de Diretrizes Orçamentárias (2020-2023). #36 evidencia o direcionamento de capital nacional para paraísos fiscais a partir do Relatório de Investimento Direto do Banco Central e o Financial Secrecy Index da Tax Justice Network. #37 compara crimes físicos e digitais com dados sobre fraudes da Febraban e Serasa Experian. #38 mostra o aumento da extrema pobreza no Brasil, com dados da PNAD-contínua.
Sem Título #35 (Mensalão, Petrolão, Bolsolão)
acrílica, nanquim e verniz sobre tela
20×30 cm
2022
Sem Título #36 (Investimento direto brasileiro no exterior, 2008-2021)
acrílica, nanquim e verniz sobre tela
20×30 cm
2022
Sem Título #37 (Fraude bancária eletrônica x Ataques a ATMs, 2012-2021)
acrílica, nanquim e verniz sobre tela
20×30 cm
2022
Sem Título #38 (Extrema pobreza no Brasil, 2012-2021)
acrílica, nanquim e verniz sobre tela
20×30 cm
2022
As pinturas Sem Título #39, #40 e #41 documentam (e prospectam para “0” até o fim de 2024) o preço decrescente de ações de três empresas que têm alto controle acionário em posse de Jorge Paulo Lemann, Carlos Alberto Sicupira e Marcel Telles, sócios da firma multi-bilionária 3G Capital. Após o descobrimento de fraude corporativa com demonstrativos contábeis, a Americanas SA entrou em recuperação judicial, tornando-se um exemplo da falha do capitalismo messiânico brasileiro.
Sem Título #39 (Americanas SA, BVMF: AMER3, 2020-2024)
acrílica, nanquim e verniz sobre tela
30x40cm
2023
Sem Título #40 (São Carlos Empreendimentos e Participações SA, BVMF: SCAR3, 2020-2024)
acrílica, nanquim e verniz sobre tela
30x40cm
2023
Sem Título #41 (ClearSale SA, BVMF: CLSA3, 2021-2024)
acrílica, nanquim e verniz sobre tela
30x40cm
2023
O conjunto Sem Título #42 a #47 mostra a evolução do resultado anual de vendas em cinco setores em que a ideia de colecionismo está implicada: tokens não-fungíveis, arte e antiguidades, jóias com diamantes naturais, jogos eletrônicos e armas; a partir de dados de relatórios setoriais entre os anos de 2019 a 2021. As composições #45, #46 e #47 trazem estimativas para os anos de 2022, 2023 e 2024.
Sem Título #42 (Resultado anual de vendas em 5 setores, Global, 2019)
acrílica, nanquim e verniz sobre tela
30×30 cm
2023
Sem Título #43 (Resultado anual de vendas em 5 setores, Global, 2020)
acrílica, nanquim e verniz sobre tela
30×30 cm
2022
Sem Título #44 (Resultado anual de vendas em 5 setores, Global, 2021)
acrílica, nanquim e verniz sobre tela
30×30 cm
2023
Sem Título #45 (Resultado anual de vendas em 5 setores, Global, 2022, estimativa parcial)
acrílica, nanquim e verniz sobre tela
30×30 cm
2023
Sem Título #46 (Resultado anual de vendas em 5 setores, Global, 2023, estimativa)
acrílica, nanquim e verniz sobre tela
30×30 cm
2023
Sem Título #47 (Resultado anual de vendas em 5 setores, Global, 2024, estimativa)
acrílica, nanquim e verniz sobre tela
30×30 cm
2023